Google TV: quais as vantagens e desvantagens do serviço?

4 min de leitura
Imagem de: Google TV: quais as vantagens e desvantagens do serviço?
Imagem: Google
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O tempo passou, o Play Filmes TV mudou de nome e agora se tornou mais uma opção de sistema operacional para Smart TVs no mercado brasileiro! Estamos falando do Google TV e sua interface prática e rápida que vem ganhado destaque entre os usuários de streaming.

Para entender a boa reputação do Google TV, respondemos às dúvidas mais frequentes sobre esse sistema que promete uma experiência mais amigável ao usuário de aparelhos Android e iOS. Saiba mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que faz o Google TV?

O Google TV é uma plataforma de integração de mídias que oferece uma nova forma de assistir à televisão. Com base no sistema operacional Android TV, o Google TV foi lançado em 2020, chegando ao Brasil no ano seguinte, com a proposta de revolucionar a experiência de entretenimento doméstico por meio de acesso fácil a diversos conteúdos online.

A integração de vários serviços de streaming em uma única interface possibilita que os usuários encontrem conteúdos de plataformas como Netflix, YouTube, Prime Video, Disney+, entre outros, diretamente do Google TV.

Dessa forma, não é mais necessário trocar de aplicativo para encontrar o que deseja assistir em dispositivos como smartphones Android ou iOS, tablets ou TVs.

Visualização do Google TV em um smartphone Android, iPhone e um iPad.Visualização do Google TV em um smartphone Android, iPhone e um iPad.Fonte:  Google TV/Bianca Seabra  

Outro recurso presente no Google TV é a sua capacidade de recomendar conteúdos personalizados com base nas preferências do usuário compreendidas pela inteligência artificial do Google Assistente e demais tecnologias como aprendizado de máquina.

Em outras palavras, o Google TV presente em televisores da TCL, por exemplo, consegue analisar o histórico de visualização e sugerir filmes, séries e vídeos relevantes, tornando a descoberta de novos conteúdos mais fácil e agradável.

Além disso, com o Google TV instalado, você pode:

  • ligar ou desligar a TV;
  • alterar o volume do áudio;
  • fazer pesquisas por texto ou áudio;
  • navegar por uma biblioteca com milhares de serviços e apps que incluem jogos, Twitch e Geforce Now;
  • conectar a TV com outros dispositivos para uma casa inteligente;
  • fazer espelhamento do celular via Chromecast;

Televisores da TCL foram os primeiros a trazer Google TV no Brasil.Televisores da TCL foram os primeiros a trazer Google TV no Brasil.Fonte:  Amazon 

Qual é a diferença entre Google TV e Android TV?

A principal diferença a ser notada entre o Google TV e o Android TV está na interface. Por ser uma atualização do sistema operacional, o Google TV é mais inteligente e organiza as informações na tela de modo mais intuitivo que o anterior.

Muitos usuários reclamavam da poluição visual do sistema Android TV. A solução foi criar uma navegação mais simples e fluida em que é possível visualizar conteúdos de diferentes serviços em uma única tela.

Quanto custa a assinatura do Google TV?

O Google TV não possui uma assinatura própria. Em vez disso, os usuários precisam ter uma Smart TV com Android TV, ou uma set-top box compatível, para acessar a plataforma gratuitamente.

Google TV proporciona acesso rápido entre diferentes streamings.Google TV proporciona acesso rápido entre diferentes streamings.Fonte:  GettyImages 

No entanto, vale lembrar que o software exige que os usuários tenham assinaturas separadas dos serviços de streaming que desejam acessar. Por exemplo, para assistir a conteúdos do Netflix ou Disney+ no Google TV, é necessário possuir uma assinatura ativa desses serviços.

Quais são as vantagens do Google TV?

1. Centralização de conteúdos:

Com o Google TV, você não precisa alternar entre vários aplicativos para encontrar o que deseja assistir. Tudo é centralizado em uma única interface, facilitando a navegação e a descoberta de novos conteúdos.

2. Recomendações personalizadas:

O recurso de recomendações do Google TV é um grande diferencial. Ele analisa seus hábitos de visualização e sugere conteúdos relevantes, economizando tempo e tornando a experiência mais personalizada.

3. Integração com o Google Assistente:

O Google TV permite a integração com o Google Assistente, o que significa que você pode usar comandos de voz para controlar sua TV e encontrar conteúdos sem precisar digitar.

Google Assistente ajuda a controlar a Smart TV e demais aparelhos da sua casa.Google Assistente ajuda a controlar a Smart TV e demais aparelhos da sua casa.Fonte:  Google 

4. Fluidez durante a troca de aplicações:

Em termos de velocidade do sistema, tempo de resposta de clique e troca de serviços, o Google TV reage muito bem aos comandos do usuário – o que é fundamental para uma boa experiência de navegação.

5. Dispensa o uso de controle remoto:

Para navegar pelo sistema do Google TV, o usuário pode usar seu próprio smartphone Android (ou dispositivos iOS, Mac e Windows) para espelhar vídeos e imagens na tela da televisão inteligente. Além do mais, há sempre o recurso de comando de voz do Google Assistente como alternativa ao controle remoto.

E quais são as desvantagens do Google TV?

1. Disponibilidade limitada em dispositivos:

Embora o Google TV seja uma plataforma promissora, sua disponibilidade ainda é limitada a dispositivos com Android TV. Isso pode ser uma desvantagem para quem possui uma Smart TV de outra marca que não suporta o sistema.

2. Dependência de assinaturas:

Embora o Google TV seja gratuito, para aproveitar ao máximo a plataforma, é necessário possuir assinaturas separadas de outros serviços de streaming, o que pode aumentar os custos para o usuário.

É preciso ter assinatura paga em cada serviço disponibilizado pelo Google TV.É preciso ter assinatura paga em cada serviço disponibilizado pelo Google TV.Fonte:  GettyImages 

3. Geolocalização de conteúdos: 

Algumas restrições geográficas podem se aplicar a determinados conteúdos, o que significa que nem sempre você terá acesso a todo o catálogo de certos serviços de streaming, dependendo do país onde se encontra.

Em resumo, o Google TV pode ser o que você está procurando para ter uma experiência de entretenimento mais intuitiva enquanto assiste a seus programas favoritos e explora novos conteúdos de plataformas das quais você já é assinante.

Gostou do conteúdo? Confira também as principais diferenças entre os sistemas Google TV e Fire TV para acertar na escolha da sua próxima Smart TV!

--

Smart Speaker Google Nest Mini

Imagem: Smart Speaker Google Nest Mini
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart Speaker Google Nest Mini

Com a Google Assistente integrada, o Nest Mini te deixa conectado mais do que nunca. O Smart Speaker vem com som estéreo de alta qualidade, 2 microfones e é compatível com a maioria dos objetos inteligentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.