Google pode acabar de vez com apps alternativos do YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Google pode acabar de vez com apps alternativos do YouTube
Imagem: Unsplash

O Google pode dar fim às últimas versões alternativas do app YouTube no Android em breve. Uma nova API incluída no sistema operacional pode limitar o funcionamento desses aplicativos, os inutilizando no processo.

A novidade em teste é uma nova API WebView Media Integrity, que integrará o sistema responsável pelo carregamento de páginas web dentro de aplicativos. Essa nova API seria capaz de verificar a integridade do dispositivo antes de conceder acesso a uma página em específica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Novo mecanismo para verificação de integridade do WebView do Android pode impedir o funcionamento de apps alternativos do YouTube.Novo mecanismo para verificação de integridade do WebView do Android pode impedir o funcionamento de apps alternativos do YouTube.Fonte:  GettyImages 

Na prática, se trata de um recurso de segurança importante. A verificação de integridade impede que usuários com dispositivos modificados acessem páginas com conteúdo sensível (sites de bancos, por exemplo).

É aí que mora o problema para reprodutores alternativos do YouTube. Alguns desses apps utilizam a visualização do WebView para carregar conteúdo da plataforma, mas dispensando publicidade e oferecendo recursos extras, por exemplo.

Com a verificação de integridade, o YouTube poderia impedir detectar a presença desses aplicativos e impedir o carregamento de conteúdo.

YouTube Vanced foi o primeiro

O primeiro clone do YouTube a perder espaço no Android foi o YouTube Vanced. O player alternativo da plataforma de streaming oferecia vários dos recursos incluídos na assinatura YouTube Premium, mas sem nenhum custo adicional.

Em 2022, os responsáveis pelo aplicativo receberam uma ação de cessar atividades, obrigando o encerramento do aplicativo.

Testes começam em 2024

A experimentação com a nova API de integridade do WebView começa em 2024. No primeiro momento, os testes acontecerão somente com agregadores de mídia interessados no acesso antecipado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.