YouTube Vanced é descontinuado após ação do Google

1 min de leitura
Imagem de: YouTube Vanced é descontinuado após ação do Google

O aplicativo YouTube Vanced, que é bastante popular no Android por burlar os anúncios da plataforma de vídeo, será descontinuado. A notícia foi dada neste fim de semana em uma publicação nas redes sociais do projeto.

De acordo com os desenvolvedores do YouTube Vanced, o fim do aplicativo ocorreu por causa de "problemas legais". Segundo explica o The Verge, o Google lançou uma ação de cessar atividades para a companhia, que terá que encerrar o app para evitar um processo judicial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

YouTube VancedFonte: Baixaki

Em seu comunicado, os criadores do YouTube Vanced explicaram que todos os links para download do programa serão retirados do ar em breve. No entanto, quem já possui o aplicativo instalado no celular ainda poderá aproveitar os serviços da plataforma.

Os desenvolvedores ressaltam, porém, que o aplicativo deve parar de funcionar futuramente, já que vai deixar de receber atualização. Segundo a equipe,  o YouTube Vanced deve se tornar obsoleto em até dois anos.

A cruzada do Google contra o Vanced tem um motivo claro: ao permitir que os usuários burlem a exibição de anúncios, o serviço torna menos atraente a assinatura YouTube Premium. Além de retirar anúncios dos vídeos, a versão paga do YouTube também inclui funcionalidades extras para a plataforma de streaming YT Music, incluindo download offline.

Vale lembrar que o YouTube Vanced não é a primeira vítima do Google. A empresa também já derrubou, no ano passado, diversos bots do Discord. Após a ação que matou soluções como o Groovy, a companhia começou a trabalhar em uma integração oficial entre a plataforma de chat e o YouTube.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.