YouTube testa recursos de IA que resumem comentários e tiram dúvidas sobre vídeos

1 min de leitura
Imagem de: YouTube testa recursos de IA que resumem comentários e tiram dúvidas sobre vídeos
Imagem: GettyImages

O YouTube começou a testar recursos de inteligência artificial (IA) no aplicativo para dispositivos móveis com pequenos grupos de usuários.

Ao todo, são duas novidades que usam uma IA generativa para automatizar pedidos da comunidade e entregar conteúdos praticamente em tempo real. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ambas as funções foram detalhadas pela companhia em uma postagem na seção de Comunidade e, por enquanto, não há garantias de que elas serão implementadas na versão estável da plataforma.

As novidades de IA no YouTube

A primeira adição no YouTube envolvendo IA é uma ferramenta que fica na seção de comentários e gera resumos sobre quais são as principais reações da comunidade. 

Os tópicos que resumem as reações ao vídeo ficam na seção de comentários.Os tópicos que resumem as reações ao vídeo ficam na seção de comentários.Fonte:  YouTube 

Ela organiza e resume os comentários com muitas respostas, para que você saiba como, criador de conteúdo, quais os temas mais quentes, ou onde entrar na conversa, caso seja espectador.

Essa funcionalidade ficará em teste até o dia 5 de dezembro para alguns usuários assinantes do YouTube Premium. O experimento vale apenas para o app da plataforma no Android e iOS e somente em vídeos com conteúdo em inglês.

A segunda novidade do YouTube com IA é um chatbot embutido nos vídeos que responde perguntas do usuário sobre conteúdos abordados ao longo do clipe.

No exemplo mostrado pela companhia, o sistema questiona um vídeo sobre tutoriais sobre manicure no YouTube sobre quantas pessoas formam a comunidade de amantes de vídeos sobre unhas, recebendo a resposta na mesma hora.

A IA generativa responde perguntas simples sobre o conteúdo do vídeo.A IA generativa responde perguntas simples sobre o conteúdo do vídeo.Fonte:  YouTube 

De acordo com o YouTube, a ideia é que o recurso seja usado especialmente em vídeos de compreensão mais difícil, como aulas e conteúdos acadêmicos. O teste do chatbot de respostas só está disponível para usuários dos Estados Unidos que usam Android.

Botão aleatório também em testes

Para além dos recursos de IA, o YouTube iniciou os testes para implementar também um botão que recomenda conteúdos automaticamente para quem não sabe o que assistir na plataforma.

O atalho "Não consegue decidir o que ver?" no YouTube.O atalho "Não consegue decidir o que ver?" no YouTube.Fonte:  Reprodução/9 to 5 Google 

Ao clicar na novidade, que por enquanto é um experimento apenas nos dispositivos móveis, o serviço sugere vídeos tanto no formato Shorts quanto produções convencionais, gravadas na horizontal e com maior duração.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.