WhatsApp agora permite proteger IP em chamadas; veja como ativar o recurso

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp agora permite proteger IP em chamadas; veja como ativar o recurso
Imagem: Mourizal Zativa/Unsplash

O WhatsApp liberou mais um recurso para a proteção da privacidade dos usuários. O aplicativo da Meta agora permite que os usuários ocultem o endereço IP ao fazer ligações por meio do aplicativo.

“Este novo recurso fornece uma camada adicional de privacidade e segurança voltada para nossos usuários mais preocupados com a privacidade”, disse o WhatsApp, em postagem no blog oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o recurso ativado, todas as ligações via WhatsApp passam pelos servidores do mensageiro.Com o recurso ativado, todas as ligações via WhatsApp passam pelos servidores do mensageiro.Fonte:  GettyImages 

Com o IP, pessoas mal intencionadas podem descobrir não só o provedor de internet do usuário, mas também o endereço. O mensageiro retransmite chamadas pelos próprios servidores ou estabelecendo uma ligação direta, ponto a ponto. Isso varia dependendo das condições de rede.

A ligação direta oferece maior qualidade, mas acaba permitindo que os endereços IP dos dispositivos sejam identificados entre os usuários.

"Se você é uma pessoa que tem uma preocupação ainda maior com sua privacidade, é possível optar por proteger seu endereço de protocolo de internet (endereço IP) nas chamadas do WhatsApp", diz a publicação do app.

Com o novo recurso, o mensageiro vai retransmitir as chamadas pelos servidores. Ligações em grupo já são assim por padrão. "A qualidade da chamada pode ser afetada por essa configuração.

"As chamadas do WhatsApp são protegidas com a criptografia de ponta a ponta. Ninguém pode ouvir o conteúdo delas, nem mesmo o WhatsApp", conclui a publicação.

Veja como proteger seu endereço IP em chamadas do WhatsApp

  1. Abra o aplicativo WhatsApp e vá até Configurações.
  2. Lá, clique em Privacidade.
  3. Em seguida, selecione a opção Configurações Avançadas.
  4. Ative a opção Proteger endereço IP nas chamadas.

Para ativar o recurso, vá até as configurações do aplicativo e siga o passo a passo.Para ativar o recurso, vá até as configurações do aplicativo e siga o passo a passo.Fonte:  Reprodução/WhatsApp 

Além da proteção do IP, o WhatsApp também liberou, em junho deste ano, o bloqueio de ligações de desconhecidos. A função impede ataques cibernéticos sofisticados e spyware.

"Proteger a privacidade e a segurança do usuário é absolutamente necessário para que o WhatsApp cumpra sua missão de permitir a comunicação privada para o mundo. Esses novos recursos de segurança combinam-se com muitas outras proteções para manter as pessoas seguras no WhatsApp", concluiu a publicação do mensageiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.