Samsung anuncia Gauss, IA própria que estará no Galaxy S24

1 min de leitura
Imagem de: Samsung anuncia Gauss, IA própria que estará no Galaxy S24
Imagem: GettyImages

A Samsung apresentou o Gauss, seu próprio chatbot com inteligência artificial (IA), nesta quarta-feira (8). O novo bot será um assistente nativo do Galaxy S24, capaz de responder perguntas, resumir documentos, gerar imagens e elaborar e-mails.

A plataforma foi desenvolvida pela Samsung Research, setor da fabricante sul-coreana responsável por pesquisa e desenvolvimento. O nome "Gauss" é uma homenagem a Carl Friedrich Gauss, um importante matemático responsável pela teoria da distribuição normal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O novo Galaxy S24 pode ter IA nativa para criação de imagens, resumo de documentos e elaboração de e-mails.O novo Galaxy S24 pode ter IA nativa para criação de imagens, resumo de documentos e elaboração de e-mails.Fonte:  GettyImages 

Segundo a empresa, o plano é implementar as principais funções de IA para os consumidores a partir de 2024. Segundo rumores, o Gauss seria uma das principais novidades da linha Galaxy S24 — talvez, exclusivo para assinantes.

"O Samsung Gauss Language, um modelo de linguagem generativo, aumenta a eficiência do trabalho, facilitando tarefas como redigir e-mails, resumir documentos e traduzir conteúdo", pontuou a empresa em comunicado enviado à imprensa.

"Também pode melhorar a experiência do consumidor, permitindo um controle mais inteligente dos dispositivos quando integrado aos produtos", complementou.

A estreia de Gauss deve acontecer no primeiro semestre de 2024, talvez após o lançamento do Galaxy S24, previsto para janeiro.

Processamento local

No Galaxy S24, parte do processamento do Gauss pode acontecer de forma local. Isso aconteceria graças às capacidades do processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, anunciado em meados de outubro.

O destaque do novo SoC é a aceleração de hardware para IA generativa. A empresa destacou que o componente pode embarcar tarefas de modelos similares ao ChatGPT e o DALL-E 3 sem depender de conexão com a internet.

Bixby ficou mais inteligente

Não faz muito tempo que a Samsung anunciou as novas capacidades cognitivas da Bixby. A assistente virtual nativa da empresa, centro de seu ecossistema de dispositivos, agora é capaz de interpretar contextos para atender comandos específicos.

No anúncio, a empresa demonstrou que a assistente não é tão poderosa quanto o ChatGPT, mas pode atender pedidos mais complexos do que antes. Essa distinção pode permitir que Gauss e Bixby coexistam no mesmo ecossistema, complementando as funções um do outro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.