Microsoft encerra suporte para o Windows 8.1 no dia 10 de janeiro

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft encerra suporte para o Windows 8.1 no dia 10 de janeiro
Imagem: Microsoft

O sistema operacional Windows 8.1, às vezes chamado de Windows Blue, teve a data de sua “morte” anunciada pelo Microsoft: 10 de janeiro de 2023. Lançado há dez anos como um upgrade do Windows 8, ele nunca caiu nas graças dos usuários, mesmo atendendo a alguns feedbacks, como a volta do botão Iniciar.

Ocorrido três anos depois do fim da vida útil do Windows 7, o fim do suporte da versão 8.1 significa que os seus usuários não receberão mais nenhum tipo de atualização de segurança ou suporte técnico após a data informada. Embora seja possível a atualização para uma versão mais recente, a Microsoft recomenda que PCs originalmente construídos com o sistema operacional encerrado sejam substituídos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por que os PCs com Windows 8.1 devem ser substituídos?

Fonte: Microsoft/Reprodução.Fonte: Microsoft/Reprodução.Fonte:  Microsoft 

Os PCs que traziam originalmente o Windows 8.1 instalado foram projetados com uma tecnologia de cerca de 10 anos. Segundo a Microsoft, depois disso o Windows lançou importantes inovações e recursos de software e hardware que não existiam naquela época. Por isso, embora reconheça ser possível uma atualização para uma versão mais recente, a empresa recomenda a compra de um PC novo.

Aos que desejarem fazer a atualização, a Microsoft recomenda naturalmente o Windows 11, mas nem todos os computadores antigos têm os requisitos mínimos exigidos para a instalação. Além disso, há risco de incompatibilidade de drivers e da própria viabilidade de uso. Outra opção – o Windows 10 – já está com o final de suporte anunciado para 14 de outubro de 2025.

Embora se fale em “morte” do Windows 8.1, o sistema continuará funcionando após o dia 10 de janeiro. Mas algumas experiências desagradáveis poderão ocorrer em alguns softwares. Compras no aplicativo e na Microsoft Store, por exemplo, não serão mais permitidas. Sem contar que aplicativos do Office e os principais navegadores (Google Chrome e Microsoft Edge) também abandonarão seu suporte ao sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.