Windows: veja a evolução do principal sistema operacional do mundo

5 min de leitura
Imagem de: Windows: veja a evolução do principal sistema operacional do mundo
Imagem: Winworldpc/Reprodução

A Microsoft apresentou, nesta quinta-feira (24), o Windows 11, a nova versão do sistema operacional mais popular do mundo. Com ele, a família de softwares já tem mais de 10 grandes versões e completará 36 anos em novembro, período em que a atualização deve estar disponível.

O SO saiu do rústico Windows 1.0, em que, dentre as principais novidades, estavam os aplicativos de calculadora e calendário, passou pelo memorável Windows 98 — que introduziu toda uma geração de pessoas ao computador — e chegou ao popular Windows XP, com o papel de parede mais famoso de todos os tempos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mais recentemente, na década passada, o programa recebeu grandes atualizações como o Windows 8 e depois o Windows 10, o SO mais atual, sendo que ambos apostaram em novos serviços como a Microsoft Store, as abas de notícias e os widgets.

Para relembrar todo esse histórico, o TecMundo elaborou uma linha do tempo mostrando a evolução do software. Confira, a seguir, o histórico das principais edições do Windows.

Windows 1.0 (1985)

A primeira versão do SO foi lançada no longínquo ano de 1985 e era mais uma extensão do MS-DOS do que um software completo. Ele se caracterizava pelo modelo colorido na tela e aplicações como bloco de notas e até um Paint. Ele não permitia a sobreposição de janelas, por exemplo, e por isso todas elas ficavam expostas lado a lado.

Windows 1.0

Windows 2.0 (1987)

O Windows 2.0 chegou ao mercado em dezembro de 1987 e, tanto como o seu predecessor quanto o seu sucessor, usava uma estrutura de computação em 16 bits. Ele apresentou melhorias na interface, como a possibilidade de sobrepor janelas de programas, atalhos de teclado e suporte a VGA.

Windows 2.0

Windows 3.0 (1990)

Sucessor do Windows 2.0, que trouxe poucas alterações em relação ao primeiro, o 3.0 foi lançado em 1990 com melhorias de memória. Ele também se destacou pelo visual mais limpo, melhor organização de arquivos e apresentou ao mundo o Campo Minado, que viria a ser um destaque nos computadores pré-internet.

Windows 3.0

Windows 95 (1995)

Considerado um dos sistemas operacionais mais importantes da história, o Windows 95 abriu uma nova era para a Microsoft. Ele foi programado em 32 bits e trouxe melhorias que incluíam o sistema plug and play, recursos de acessibilidade e o navegador Internet Explorer.

Lançado em agosto de 1995, o sistema foi o primeiro com o menu Iniciar, que permanece até hoje, e foi o responsável por ajudar o computador a se tornar um item popular nas casas das famílias do mundo todo.

Windows 95

Windows 98 (1998)

O Windows 98 aprofundou a revolução que o seu antecessor começou. Disponibilizado em junho de 1998, ele era mais estável, tinha suporte a mais de um monitor e componentes USB, particionamento do HD, serviço Outlook de e-mail, modo de hibernação e mais. No mundo todo, ele foi o primeiro contato de muita gente com o PC, já que ainda estava em muitas máquinas mesmo após a virada do século.

Windows 98

Windows 2000 (2000)

O Windows 2000 foi lançado em fevereiro de 2000 e consolidou o fim definitivo da nomenclatura "NT". O Windows NT, que começou a ser disponibilizado em 1993, era voltado para usuários corporativos, servidores e workstation, e não para o público geral. Por causa disso, sua menção é importante, além de ter trazido recursos importantes e novos sistemas de segurança.

Windows 2000

Windows XP (2001)

O Windows XP foi lançado em outubro de 2001 e à época era bastante inovador, principalmente no quesito visual. Ele apostou em um menu Iniciar verde e barras azuis que se tornaram bastante populares entre os usuários.

Entre as várias novidades que ele apresentou em suas versões, havia a opção de alternância de contas de usuários sem fechar arquivos abertos, suporte para DSL e wireless. Ele popularizou programas do Windows Media Player, já que CDs poderiam ser lidos pelos drives e tocados no programa. Seu wallpaper, uma fotografia de planícies na Califórnia, tornou-se uma das imagens mais famosas da era da internet.

Windows XP

Windows Vista (2006)

O Windows Vista teve um hiato bastante grande em relação ao anterior, se desconsiderarmos as atualizações e novas versões do XP. Ele foi lançado em novembro de 2006, apresentando uma nova estética de janelas transparentes e melhores recursos de segurança.

Apesar disso, ele não foi tão bem recepcionado porque muitos usuários reclamavam que ele deixava o computador lento, o que fez muita gente continuar usando o XP por mais um bom tempo.

Windows Vista

Windows 7 (2009)

Lançado em julho de 2009, o Windows 7 foi recepcionado de maneira um pouco melhor na comparação com o Vista e melhorou tanto o esquema visual quanto o desempenho do sistema operacional. Ele também se destacou por apresentar recursos como suporte a telas touch screen e multi-touch, leitura de Blu-ray, Windows Defender, modo Windows XP e mais.

Windows 7

Windows 8 (2012)

Apesar de também não ter sido muito popular, o Windows 8 trouxe mudanças que podem ser vistas até hoje no software da Microsoft. Ele foi lançado em outubro de 2012 e remodelou por completo a interface do sistema operacional, trazendo um novo sistema de widgets, janelas retangulares e a remoção do clássico menu iniciar, que foi bastante polêmica.

Apesar disso, ele começou uma importante integração com os smartphones, que na época já estavam em alta. Ele era compatível com o Windows Phone, o sistema operacional para celulares da Microsoft, e tinha integração com vários apps mobile.

Windows 8

Windows 10 (2015)

O software mais recente da Microsoft foi lançado em julho de 2015. Ele trouxe de volta o menu Iniciar e tem como um dos principais diferenciais o foco multimídia, que pode ser visto na integração com o Xbox, notebooks e tablets. Outra grande novidade que ele apresentou foi a assistente virtual Cortana.

De acordo com o site da Net Marketshare, ele é o SO mais utilizado no mundo atualmente, estando em mais de 66% dos computadores ao redor do globo. Logo atrás está o Windows 7, que mesmo mais de dez anos após o seu lançamento ainda está presente em 17% dos PCs.

Windows 10

Windows 11 (2021)

Nesta quinta-feira (24), a Microsoft apresentou o futuro do seu produto mais popular. Apesar de ter sido anunciado hoje, ele será lançado no final de 2021 e chegará em uma atualização gratuita para quem tiver a versão anterior.

O sistema operacional terá várias novidades, incluindo um visual mais moderno, mais segurança e velocidade, bem como um novo método de organização de janelas. Além disso, pela primeira vez na história, aplicativos Android estarão presentes na Microsoft Store, o que marcará o início de uma nova era de integração entre ecossistemas de apps.

Windows 11

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.