Paint: Microsoft testa função de camadas e outros recursos presentes no Photoshop

1 min de leitura
Imagem de: Paint: Microsoft testa função de camadas e outros recursos presentes no Photoshop
Imagem: Unsplash

A Microsoft anunciou na segunda-feira (18) a chegada das funções de camadas e transparências no Paint. As novidades estão sendo liberadas para os membros do programa Insider, nos canais Dev e Canary.

Presente em softwares avançados, como o Adobe Photoshop, o recurso de camadas permite criar “arte digital mais rica e complexa”, como afirma a Microsoft. Com a ferramenta, o usuário terá a possibilidade de editar cada elemento da imagem individualmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A edição com múltiplas camadas está chegando ao Paint.A edição com múltiplas camadas está chegando ao Paint.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

O novo botão “Camadas”, localizado na barra de ferramentas do editor de imagens, abre um painel na lateral direita da tela. A partir daí, é possível adicionar múltiplas camadas, conforme as necessidades de edição, separando textos, formas, cores e os demais elementos da criação.

Disponível para os Insiders na versão 11.2308.18.0 ou superior do Paint, a funcionalidade também oferece as opções de mover, reordenar, duplicar, mesclar e ocultar as camadas, conforme as preferências do usuário.

A Microsoft não revelou quando a novidade será lançada para o público em geral.

Transparência

Além das camadas no Paint, a atualização mais recente liberada para os testadores do Windows inclui o suporte para transparência, com a capacidade de abrir e salvar arquivos PNG transparentes. Quando abertos no clássico editor de imagens gratuito, os arquivos sem fundo são sinalizados com o padrão xadrez.

Segundo a Microsoft, com esta adição, apagar qualquer conteúdo da tela durante a edição exclui totalmente o objeto, em vez de pintar a área de branco. Já na edição com múltiplas camadas, a eliminação de uma delas revela o conteúdo das outras abaixo.

O uso de arquivos com fundo transparente é outra novidade do Paint.O uso de arquivos com fundo transparente é outra novidade do Paint.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Recentemente, o programa nativo do sistema operacional iniciou testes com uma ferramenta para remover o fundo das imagens, outra funcionalidade normalmente disponibilizada em opções pagas.

A companhia não revelou se os aprimoramentos ficarão restritos ao Windows 11 ou se serão liberados também no Paint do Windows 10.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.