Gmail recebe tradutor nativo em apps para Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: Gmail recebe tradutor nativo em apps para Android e iOS
Imagem: Unsplash/Reprodução

O aplicativo do Gmail agora pode traduzir e-mails de forma nativa no celular e no tablet, facilitando as comunicações com pessoas que falam idiomas diferentes do seu. A novidade, anunciada pelo Google na terça-feira (8), dispensa a necessidade de buscar um tradutor externo.

Compatível com o app do serviço de e-mail para Android e iOS, a tradução nativa integrada era um pedido antigo dos usuários, de acordo com a gigante de Mountain View. Ela leva o Google Tradutor diretamente para a plataforma, sendo capaz de realizar traduções para mais de 100 idiomas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a big tech, o funcionamento é basicamente o mesmo disponível na versão web do Gmail, com a opção de modificar o idioma sendo apresentada na tela sempre que uma língua diferente for identificada na mensagem aberta. Essa sugestão também é mostrada quando sites em idiomas estrangeiros são acessados no Chrome.

A opção de tradução é mostrada quando o usuário recebe um e-mail com idioma diferente do padrão do app.A opção de tradução é mostrada quando o usuário recebe um e-mail com idioma diferente do padrão do app.Fonte:  Google/Divulgação 

Antes da disponibilidade da ferramenta, o usuário da versão móvel do serviço precisava copiar todo o conteúdo da mensagem recebida e colá-lo em um tradutor de sua preferência. Para quem lida com muitos e-mails em outros idiomas diariamente, o recurso pode economizar tempo.

Como traduzir e-mail no app do Gmail?

Ao detectar um e-mail com idioma estrangeiro, o app do Gmail mostra um banner abaixo do nome do remetente, oferecendo a opção de tradução da mensagem. Para ativar a funcionalidade, basta tocar em “Traduzir” para que o texto seja exibido na língua nativa do usuário.

Se quiser ver o conteúdo original novamente, é só pressionar o botão “Mostrar original”. Já para desativar o recurso, vá às configurações do aplicativo e selecione a alternativa “Não traduzir [idioma] novamente” — depois disso, você ainda poderá acionar a tradução manualmente, quando quiser, no menu de três pontos.

O tradutor nativo do app do Gmail está sendo disponibilizado gradualmente para todos no Android, enquanto no iOS o lançamento acontecerá a partir do próximo dia 21. Em ambos os casos, pode demorar até 15 dias para a visibilidade da ferramenta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.