Como ganhar dinheiro com o MidJourney?

4 min de leitura
Imagem de: Como ganhar dinheiro com o MidJourney?
Imagem: Unsplash

O Midjourney é uma das ferramentas de inteligência artificial mais populares que temos hoje à disposição. Fácil de usar, ela permite que o usuário crie automaticamente imagens de diversos tipos, como fotos, ilustrações, montagens, entre várias outras possibilidades. O limite é a imaginação.

A plataforma já tem sido usada por muitas empresas que querem personalizar as imagens de sua marca, criar uma identidade visual ou então gerar uma grande quantidade de ícones para ilustrar uma campanha de marketing, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas você sabe que também é possível ganhar dinheiro por meio do MidJourney? Neste texto, compartilhamos 4 dicas de como criar uma renda a partir do uso desta inteligência artificial. Antes disso, é importante entender como funciona esta plataforma. Veja!

Como funciona o MidJourney?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

O MidJourney é uma plataforma de inteligência artificial que elabora imagens a partir de comandos textuais. O usuário envia uma descrição daquilo que pretende que a IA gere e, na sequência, uma rede neural interpreta o texto e gera uma imagem próxima daquilo que foi pedido. É possível fazer ajustes, tornando-as cada vez mais próximas da solicitação.

Este software funciona por meio de uma tecnologia de aprendizado - ou seja, quanto mais imagens vão sendo pedidas, mais preciso o MidJourney vai se tornando. O sistema usado é o GPT-3.5, que é programado para trazer respostas precisas e rápidas às demandas dos usuários. Já os comandos lançados à IA são chamados de prompts.

Vale lembrar que a plataforma funciona de modo compartilhado, e o pedido de um usuário pode ser visto por outros. Para fazer solicitações mais exclusivas, é preciso contratar planos pagos.

Como ganhar dinheiro com o MidJourney?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Cada vez mais pessoas e empresas estão aprendendo a usar esta ferramenta de inteligência artificial, e buscando maneiras de solucionar demandas profissionais por meio dela.

Por isso, ainda há espaço para quem quer usar o MidJourney para prestar serviços a quem ainda não tem acesso ou não sabe operar o software. Vejamos algumas sugestões:

1. Oferecer serviços de design gráfico personalizado

Com o MidJourney, você tem em mãos uma ferramenta capaz de criar peças de design que podem ser usadas para estabelecer a identidade visual de uma marca. Dentre o que dá para fazer, está a criação de logomarcas, de elementos para layout de um site ou templates personalizados para ilustrar posts nas redes sociais.

Você pode oferecer aos seus clientes a criação destes materiais para que possam melhorar a sua comunicação. Com o auxílio da inteligência artificial, você tem ainda a vantagem de poder elaborar estes conteúdos em grande quantidade, trazendo mais resultados a quem contrata o serviço.

2. Vender produtos com imagens personalizadas feitas com inteligência artificial

O MidJourney oferece a oportunidade de criar imagens altamente personalizadas. É possível, por exemplo, gerar novas versões de fotos trabalhadas dentro de um estilo específico, ou mesmo uma caricatura de alguém.

Por isso, uma ideia bacana é oferecer produtos com estas ilustrações elaboradas no programa. Além de fazer imagens sob demanda – quando um cliente específico quer uma foto especial –, é possível também gerar gráficos para conceber produtos que serão materializados apenas quando forem comprados, como camisetas e canecas.

Há plataformas (como Collab55, no Brasil, ou Etsy ou Printify, no exterior) que ofertam este serviço: um usuário coloca lá as próprias artes e, quando elas são vendidas em algum objeto, o item é produzido.

3. Vender as criações para bancos de imagem

Outra coisa que a plataforma proporciona é a possibilidade de vender as suas próprias artes criadas por lá para bancos de imagem. Há diversos locais – como o Adobe Stock, Freepik e Unsplash – em que artistas podem disponibilizar seus conteúdos e apenas receberem quando algum deles é comprado ou usado por alguma empresa.

No entanto, é importante lembrar que é preciso preparar estas imagens antes de disponibilizá-las nestas plataformas. Um processo recomendado é fazer "upscale" delas que, nada mais é do que aumentar a resolução das artes, tornando-as maiores e com mais detalhes. Isso traz mais versatilidade aos projetos – assim, alguém pode adquirir a sua arte para gerar um pôster ou um outdoor, por exemplo.

4. Vender NFTs

Por fim, uma dica interessante é que usar a sua arte gerada pela inteligência artificial do MidJourney para criar uma coleção própria de NFTs. Caso você não saiba, os NFTs é, em português, um "token não fungível", ou seja, um tipo especial de token criptográfico que representa algo único. Os NFTs podem representar qualquer coisa - inclusive uma peça de arte virtual.

Dá para ganhar dinheiro criando, vendendo ou comprando NFTs. Caso queira comercializar os seus, a sugestão é fazer isso por meio de uma plataforma blockchain, como a Ethereum. Se a coleção for bem trabalhada, pode ser que ela comece a valer muito e você consiga angariar uma boa quantidade de dinheiro com as suas criações.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no portal para saber outras formas de fazer uma renda extra por meio da internet. Até mais!


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.