Veja 7 lugares estranhos que não aparecem no Google Maps

3 min de leitura
Imagem de: Veja 7 lugares estranhos que não aparecem no Google Maps
Imagem: Google Maps/TecMundo

O Google Maps é uma ferramenta do Google que permite aos usuários pesquisar por informações de diferentes locais do globo. Muito útil, com ele é possível ainda calcular a distância entre dois pontos, facilitando o planejamento de viagens de curta e longa distâncias, além de oferecer dados das melhores rotas para os diferentes tipos de veículos.

Outra funcionalidade bem legal é a linha do tempo oferecida pelo serviço, que mostra por onde o usuário do app já passou. Mas saiba que nem tudo está disponível na ferramenta: vários lugares do mundo simplesmente estão "ocultos" no serviço de mapas do Google. Conheça-os logo abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

7 lugares misteriosos que não aparecem no Google Maps

São muitas as áreas escondidas no Maps, com regiões inteiras inexploradas pela famosa empresa das buscas. Em alguns casos, algumas delas aparecem pixeladas; em outros, simplesmente embaçados.

Há ainda certas ocasiões em que lugares são completamente pintados de preto para esconder o que há ali. Por isso, hoje selecionamos 7 locais estranhos que não são mostrados no Google Maps. Veja:

1. Coreia do Norte

Mapa da Coreia do Norte no Google MapsMapa da Coreia do Norte no Google MapsFonte:  Google Maps 

Essa aqui dispensa apresentações e motivos: afinal, o país é praticamente isolado do resto do mundo. Não bastasse a dificuldade entrar e sair da Coreia do Norte, também é quase impossível ver qualquer detalhe da nação no Maps.

Diferente de outros pontos do globo, que podemos ver com detalhes e maior imersão, neste caso podemos, no máximo, ver os nomes de certos lugares e pontos específicos, mas as informações basicamente param por aí.

2. Instalação nuclear francesa

Instalação nuclear AREVA La Hague, na FrançaInstalação nuclear AREVA La Hague, na FrançaFonte:  Google Maps/Reprodução 

A controversa AREVA La Hague, na França, é um dos pontos que aparecem borrados no Google Maps. Inaugurado em 1976, o lugar serve como uma estação de reprocessamento de combustível nuclear vindo de diversos países e tem seus detalhes ocultados no mapa do Google.

Sobre a tal controvérsia, a instalação é acusada pelo Greenpeace de supostamente despejar resíduos radioativos nos oceanos todos os dias.

3. Aeroporto de Minami Torishima

Aeroporto de Minami Torishima, no JapãoAeroporto de Minami Torishima, no JapãoFonte:  Google Maps/Reprodução 

Provavelmente por questões estratégicas e de interesse militar, o Aeroporto de Minami Torishima, no Japão, é outro ponto que não aparece em muitos detalhes no Maps. O lugar é usado pela Marinha japonesa, que possivelmente impediu o mapeamento detalhado da área e pode ter solicitado um menor foco do serviço de mapas.

4. Ilha Jeanette

Ilha Jeanette, localizada no Mar da Sibéria OrientalIlha Jeanette, localizada no Mar da Sibéria OrientalFonte:  Google Maps/Reprodução 

Localizada na Rússia, a Ilha Jeanette no mapa do Google é representada por uma grande pincelada preta. A pequenina ilha do Mar da Sibéria Oriental é, em teoria, um lugar ordinário, coberto por gelo e com um pico de aproximadamente 350 metros de altura.

Até hoje não se sabe exatamente o motivo da ocultação do local no Maps. Uma das possibilidades já levantadas é de que seria uma tentativa de mantê-la escondida dos olhos dos EUA, que no passado já entrou em conflito com a Rússia pela pequena Jeanette.

5. Parque Nacional chileno

Parque Nacional de Tantauco, no ChileParque Nacional de Tantauco, no ChileFonte:  Google Maps/Reprodução 

O Parque Nacional de Tantauco, no Chile, é um dos pontos ocultos no Google Maps por um ótimo motivo: manter a integridade da fauna e flora locais. A região não é detalhada no serviço de mapas para evitar a ação predatória humana, principalmente no que diz respeito ao tráfico de animais silvestres.

6. HAARP

Base do Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência, o HAARP, no AlascaBase do Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência, o HAARP, no AlascaFonte:  Google Maps/Reprodução 

O High Frequency Active Auroral Research Program (HAARP), ou Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência em português, é uma instalação de pesquisa militar dos Estados Unidos localizada no Alasca. Cercada de teorias conspiratórias, a área aparece em baixíssima resolução no Google Maps.

7. Base militar grega

base militar Ayioi Anargyroi, na Gréciabase militar Ayioi Anargyroi, na GréciaFonte:  Google Maps/Reprodução 

A base militar Ayioi Anargyroi, na Grécia, é mais um local que aparece borrado no Maps. Embora não haja uma motivo oficial para basicamente esconder detalhes da área, é muito comum que instalações militares não permitam que informações detalhadas sejam exibidas em serviços de mapeamento.

Outras esquisitices do Google Maps

Além dos 7 itens listados acima, há ainda mais locais borrados, pixelados e até mesmo simplesmente pintados por cima na ferramenta de mapas para, por algum motivo, esconder o que há ali.

Mas há ainda mais lugares estranhos no Google Maps mostrando outras bizarrices. E não, não estamos falando das famosas cenas de pessoas caindo ou aparecendo sem roupas enquanto o carro da gigante das pesquisas passava coletando dados da região.

É possível encontrar certos pontos no Maps que mostram estranhas construções e desenhos, como agroglifos, pentagramas e figuras claramente feitas para serem vistas de grandes altitudes. Embora uma ou outra tenha explicação, algumas permanecem sendo um verdadeiro mistério.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.