WWDC 2023: veja todos os lançamentos que a Apple 'escondeu'

3 min de leitura
Imagem de: WWDC 2023: veja todos os lançamentos que a Apple 'escondeu'
Imagem: GettyImages

Desde a última segunda-feira (5), acontece no Apple Park em Cupertino, estado da Califórnia, a edição de 2023 do evento Worldwide Developers Conference (WWDC), que promove uma série de anúncios e lançamentos da Apple ao mundo.

Embora o evento só seja encerrado na próxima sexta-feira (9), algumas novidades já mobilizaram os consumidores, que estão muito curiosos para saber o que a marca planeja para os próximos meses.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, há alguns lançamentos e recursos que a companhia não teve tempo de se aprofundar. Confira mais detalhes sobre cada um deles. Aproveite!

Widgets interativos com iOS 17

Os widgets interativos facilitam a rotina do usuário (GettyImages/Reprodução)Os widgets interativos facilitam a rotina do usuário (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Um dos grandes anúncios do evento foi a chegada do iOS 17, que ficará disponível para todos os usuários a partir do iPhone 11. Dentro desse contexto, a marca destacou que, junto do iPadOS, widgets interativos também poderão ser acessados no iPhone com a nova atualização.

Assim, os consumidores poderão incluir novos botões que irão facilitar sua rotina, como criar uma nova lista de tarefas ou até mesmo acessar diferentes aplicativos com um simples toque.

Junto disso, vale destacar ainda que novos adesivos Memoji foram adicionados ao aplicativo de Mensagens via SMS. Eles incluem Halo, Smirk e Peekaboo.

Foco em segurança

O novo reforça o controle dos pais  (GettyImages/Reprodução)O novo reforça o controle dos pais  (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

O recurso Communication Safety, que ajuda os pais a monitorar as atividades de seus filhos, será expandido pela Apple. A novidade irá reforçar o controle dos pais a saberem se mídias contendo nudez estão sendo compartilhadas com seus filhos, incluindo monitoramento no AirDrop, FaceTime, Galeria de Fotos e outros aplicativos.

Além disso, em todos os dispositivos Apple contendo o Communication Safety, os usuários poderão desfocar imagens sensíveis nesses aplicativos antes de realmente visualizá-los.

Atualizações da tela de bloqueio

O iOS 17 traz wallpapers com movimento (GettyImages/Reprodução)O iOS 17 traz wallpapers com movimento (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

No iOS 17, os usuários poderão adicionar wallpapers com movimento, algo que já estava disponível nas últimas atualizações do iPadOS. Isso se estende também à tela de bloqueio, que poderá até mesmo receber fotos capturadas por meio do recurso Live Photo.

As telas de bloqueio também poderão servir para organizar seus timers, que poderão ser executados ao mesmo tempo, seja alarmes, cronômetros ou contagem regressiva.

Preenchimento automático

Preencha suas senhas automaticamente com o iOS 17 (GettyImages/Reprodução)Preencha suas senhas automaticamente com o iOS 17 (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Atualmente, ao salvar senhas no aparelho, você consegue desbloqueá-las por meio do Face ID. Essa verificação foi expandida também via e-mail.

Desse modo, ao receber algum token em seu aplicativo de e-mails, ele também surgirá como uma sugestão para preenchimento automático em alguns aplicativos. Basta habilitar nas configurações.

Home e Podcasts

A Apple também liberou novidades para os apps Home e Podcasts (GettyImages/Reprodução)A Apple também liberou novidades para os apps Home e Podcasts (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Os aplicativos em questão também ganharam novidades que não foram compartilhadas no WWDC 2023. Enquanto o app Home aumentou o período de visualização do histórico para até 30 dias em determinadas atividades, como verificar fechaduras e sistemas de alarme, há novas possibilidades de bloqueio por toque e também códigos PIN.

o app Podcasts ganhou um novo widget interativo, que pode trazer mais conforto aos usuários. Agora, será possível pausar seus episódios diretamente na tela inicial. Outras telas também foram repaginadas, incluindo Now Playing e Up Next.

Apple Watch e watchOS 10

Agora é possível achar o seu Apple Watch de um jeito mais simples (GettyImages/Reprodução)Agora é possível achar o seu Apple Watch de um jeito mais simples (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Usuários dos modelos de Apple Watch disponíveis no mercado poderão ter acesso ao centro de controle em qualquer lugar de seus respectivos dispositivos. Para isso, basta pressionar o botão lateral.

Dentro desse contexto, é válido ressaltar que as novas atualizações do watchOS 10 trazem a possibilidade de encontrar seu Apple Watch pelo iPhone, adicionando inclusive um som de "ping" para facilitar a localização do dispositivo. Tudo isso no mesmo centro de controle que pode integrar os dois aparelhos.

Apple Music e Apple Maps

Apple Music e Apple Maps também não ficaram de fora(GettyImages/Reprodução)Apple Music e Apple Maps também não ficaram de fora(GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Outros aplicativos nativos da Apple também ganharam novidades. No Apple Music, por exemplo, os usuários poderão criar listas de reprodução colaborativas com seus amigos.

Já o Apple Maps vai informar com maior eficiência todos os locais de carregamento de veículos elétricos que estejam por perto, organizando-os por sua disponibilidade. Os usuários ainda conseguirão salvar suas preferidas diretamente no app.

AirTags Compartilhadas

Compartilhe a localização dos seus itens com as AirTags (GettyImages/Reprodução)Compartilhe a localização dos seus itens com as AirTags (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Por fim, é preciso falar de um último lançamento não informado no WWDC 2023, mas que já está disponível e poderá fazer toda a diferença para os usuários da marca.

As famosas AirTags já podem ser compartilhadas com até cinco pessoas ao mesmo tempo, que utilizarão o aplicativo Find My para monitorar a localização de seus itens. Em linhas gerais, isso poderá ajudar um grupo a verificar onde um objeto perdido se encontra de forma mais prática.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.