iOS 17 terá recurso que alerta sobre nudes indesejados no iPhone

1 min de leitura
Imagem de: iOS 17 terá recurso que alerta sobre nudes indesejados no iPhone
Imagem: Unsplash

A Apple anunciou hoje (5) o iOS 17, que conta com uma série de novidades, como o modo StandBy, permitindo usar o celular como tela interativa, e uma maneira diferenciada de acionar a Siri. As ferramentas de privacidade também serão atualizadas, e entre as adições está uma funcionalidade que alerta sobre imagens com “conteúdo sensível”.

Destinado aos usuários adultos, como explicou a gigante de Cupertino em comunicado, o recurso possibilita saber se uma determinada imagem contém algo que o usuário talvez não queira ver. Aparentemente, ele foi desenvolvido para detectar fotos e vídeos de nudez, especificamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao receber nudes, o proprietário do iPhone poderá visualizar um pop-up alertando sobre a existência de conteúdo inapropriado naquele arquivo. “Fotos e vídeos nus mostram as partes íntimas do corpo que geralmente são cobertas por roupas íntimas ou roupas de banho”, diz o texto do alerta.

O novo recurso do iPhone evita a visualização de fotos e vídeos de nudez indesejados.O novo recurso do iPhone evita a visualização de fotos e vídeos de nudez indesejados.Fonte:  Apple/Divulgação 

Em outro trecho, a Apple explica que as imagens contendo nudez podem ser utilizadas para “machucar” o destinatário. Além disso, há a informação de que a foto ou vídeo em questão possam ter sido compartilhados sem o consentimento da pessoa registrada naquela mídia.

Imagens não serão acessadas pela Apple

O novo recurso do iOS 17, batizado de “Aviso de Conteúdo Sensível”, também oferece três sugestões sobre como agir ao receber uma imagem sinalizada pela ferramenta. É possível, por exemplo, escolher visualizar o arquivo de mídia, mesmo sabendo da possibilidade de nudez, ou simplesmente descartá-lo.

A outra alternativa indica que a gigante da tecnologia ajudará o usuário caso ele esteja com problemas relacionados à imagem. Como não foram fornecidos maiores detalhes, não se sabe para onde o link direciona, mas especula-se que a Maçã pode apresentar orientações sobre como proceder em casos de assédio sexual.

De acordo com a Apple, nenhuma das imagens enviadas entre os usuários serão acessadas por ela neste novo recurso do iPhone, uma vez que o processamento dos arquivos de mídia será feito no próprio telefone. A atualização chegará primeiro aos desenvolvedores, antes de ser liberada para todos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.