7 recursos disponíveis no Spotify para encontrar uma playlist perfeita

4 min de leitura
Imagem de: 7 recursos disponíveis no Spotify para encontrar uma playlist perfeita
Imagem: GettyImages

Concentrando artistas dos mais variados estilos e gostos, o serviço de streaming sonoro requer apenas acesso à internet para funcionar – caso você seja um assinante premium, poderá usá-lo offline a partir do download das suas faixas favoritas.

Embora existam pessoas que gostam de escutar álbuns inteiros e quase sempre as mesmas músicas, há também aquelas que gostam de fazer descobertas e ouvir novos artistas e canções.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você é uma dessas pessoas, logo abaixo, confira algumas dicas imperdíveis de como utilizar os recursos disponíveis no Spotify para encontrar playlists diferenciadas e com a sua cara. Aproveite!

7. Descobertas da Semana

Aproveite para conhecer novos artistas com as Descobertas da Semana. (GettyImages/Reprodução)Aproveite para conhecer novos artistas com as Descobertas da Semana. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Esse recurso é bastante popular entre os usuários. Semanalmente, com base no que você escuta, o Spotify desenvolve playlists especialmente para você. Assim, todas as segundas-feiras, você tem acesso a pelo menos 30 faixas com novidades.

Podem ser canções de artistas que você já acompanha e por algum motivo ainda não escutou, músicas dos gêneros que você mais curte, além de composições novas que podem ser do seu gosto.

Geralmente, as descobertas da semana ficam logo na interface do aplicativo, mas se preferir, procure a playlist com esse mesmo nome na barra de pesquisa.

6. Release Radar

Sem muito trabalho, o Spotify organiza os últimos lançamentos para você. (Spotify/Reprodução)Sem muito trabalho, o Spotify organiza os últimos lançamentos para você. (Spotify/Reprodução)Fonte:  Spotify 

Quase todos os dias, artistas do mundo inteiro lançam músicas novas. Seja um single, um remix ou álbum completo, o fato é que fica difícil de acompanhar tantas novidades – até mesmo dos artistas que você segue, não é mesmo?

Por esse motivo, o Spotify desenvolveu o Release Radar, uma playlist recheada de lançamentos. A ideia é adicionar todas as faixas lançadas nos últimos dias dos artistas que você já ouviu pelo menos ou uma vez no aplicativo ou artistas que você segue e acompanha.

5. Rádio Spotify

Com a Rádio do Spotify, você pode descobrir novas canções e artistas. (GettyImages/Reprodução)Com a Rádio do Spotify, você pode descobrir novas canções e artistas. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Depois de escutar um álbum inteiro ou até mesmo uma playlist, o Spotify vai começar a reproduzir recomendações com base nos seus gostos, justamente porque seu algoritmo pode fazer sugestões impressionantes.

A partir disso, você entra na Rádio Spotify e irá escutar músicas novas ou até mesmo aquelas que estão salvas na sua biblioteca. Ao tocar no botão de adição, que fica no canto esquerdo, as canções recomendadas para você são salvas imediatamente.

4. Daily Mix

Diariamente, o aplicativo cria playlists automáticas especialmente para você. (GettyImages/Reprodução)Diariamente, o aplicativo cria playlists automáticas especialmente para você. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Assim como existem as descobertas semanais, o aplicativo também desenvolve recomendações diárias para você. Automaticamente, o Daily Mix cria playlists organizadas por gênero e músicas que você já conhece.

No entanto, no meio de uma canção ou outra, novidades são adicionadas. Você pode sempre escolher o seu Daily Mix, que muda todos os dias conforme o algoritmo vai conduzindo.

Desse modo, você escuta músicas que já gosta e ainda pode descobrir inúmeras canções novas. Caso não encontre seu Daily Mix logo na interface, não hesite em buscá-lo na barra de pesquisas.

3. O que você quer ouvir?

A barra de pesquisas do Spotify pode servir para muitas coisas. (GettyImages/Reprodução)A barra de pesquisas do Spotify pode servir para muitas coisas. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Esse recurso é bastante simples. Sabemos que o Spotify possui uma barra de pesquisas para que os usuários façam buscas instantâneas e encontre álbuns, artistas, canções, podcasts e outros usuários.

Mas ao clicar nessa barra de pesquisa antes de digitar qualquer coisa, uma nova página se abre. Nela, o aplicativo exibe uma série de quadros, os quais podem ser explorados.

Dentro deles, é possível navegar por gênero musical, lançamentos, artistas e temas. Aqui existem diversas playlists já formadas, incluindo listas de reprodução com trilhas sonoras, para estudar, para fazer faxina, entre outras.

2. Playlists de sentimentos

Qual o seu sentimento de hoje? Procure uma playlist com ele no aplicativo agora mesmo. (Spotify/Reprodução)Qual o seu sentimento de hoje? Procure uma playlist com ele no aplicativo agora mesmo. (Spotify/Reprodução)Fonte:  Spotify 

Muitas vezes, tudo o que precisamos é de canções novas para embalar o que estamos sentindo. Por esse motivo, o Spotify cria playlists de acordo com os inúmeros sentimentos, tudo para que você se sinta confortável em momentos de tristeza, angústia, ansiedade, alegria, paixão e medo.

Para encontrá-las, basta digitar o nome de algum sentimento na barra de pesquisas. No exemplo acima, “Sad Mix” encontrou playlists com músicas para momentos tristes. Basta aproveitar!

1. Playlists do perfil do Spotify

No perfil do Spotify, você poderá encontrar muitas novidades. (GettyImages/Reprodução)No perfil do Spotify, você poderá encontrar muitas novidades. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Por fim, é preciso falar que o próprio Spotify possui um perfil ativo dentro de seu aplicativo. Aliás, o streaming possui alguns perfis interessantes com playlists prontas que podem ser aproveitadas a qualquer momento.

Para navegar, utilize a barra de pesquisas e digite Spotify. Em seguida, filtre a busca por “Perfil”. Assim, apenas perfis com o nome Spotify irão aparecer. Clique em algum deles, procure pelas playlists públicas e se divirta – aqui estão concentradas a maioria das listas de reprodução do app.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo e aproveite para ficar por dentro dos streamings campeões de acesso no Brasil. Até mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.