Como usar o Spotify em modo anônimo

3 min de leitura
Imagem de: Como usar o Spotify em modo anônimo
Imagem: Spotify | Reprodução

Ao final do ano, as redes sociais são tomadas pelas retrospectivas de músicas e artistas mais ouvidos. O Spotify criou essa tendência há alguns anos e os demais streamings de música aderiram, o que virou febre entre usuários. Afinal, é divertido compartilhar com os amigos nas redes sociais e conhecer o gosto musical dos amigos e pessoas que você segue.

Apesar da ótima assertividade na coleta dos dados entregues a cada usuário, muita gente nem sempre sai satisfeita com a lista. Você queria outro artista ou música no topo? Compartilha sua conta com crianças e sempre tem uma música infantil entre as mais ouvidas?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É possível driblar isso ao usar o Spotify em modo anônimo e deixar músicas de fora da sua retrospectiva dos próximos anos. Com o modo privado ativo, o serviço deixa de contar as músicas ouvidas em seu algoritmo, garantindo uma experiência "limpa" em sua conta.

Confira agora no TecMundo como usar a função!

Como usar o Spotify em modo anônimo?

Seja para “editar” sua retrospectiva ou limitar a coleta de milhões de dados por parte do Spotify, você pode iniciar uma sessão privada no streaming. Isso impede que as pessoas visualizem sua atividade de músicas ouvidas e que você tenha uma experiência mais pessoal e privada.

Além disso, se você é uma pessoa que compartilha sua conta (especialmente com crianças), pode acabar se deparando com artistas infantis que não deveriam fazer parte da sua retrospectiva. Então, melhor ativar o modo anônimo e melhorar a experiência.

Existem duas formas de você ativar uma sessão privada que limita a coleta de dados do que você ouve. Para iniciar uma sessão privada do Spotify em dispositivos móveis:

  1. Abra o aplicativo Spotify.
  2. Toque no primeiro ícone, de “Início” no canto inferior esquerdo.
  3. Toque no ícone “Configurações”, uma engrenagem que fica no canto superior direito da página.
  4. Deslize a tela e encontre a opção “Privacidade e Redes Sociais”.
  5. Na primeira opção, você pode iniciar uma sessão particular e ouvir música de forma anônima. Basta ativá-la para começar.
  6. Uma marcação de "Sessão particular" será adicionada na parte inferior da tela, abaixo da música ouvida, indicando que ela está ativada.
.  TecMundo | Reprodução 

Para iniciar uma sessão privada do Spotify no desktop:

  1. Abra o Spotify no programa para computador;
  2. Clique na sua imagem de perfil e nome localizado ao centro superior da tela;
  3. Clique em “Sessão privada”;
  4. Ao ativar, você verá um cadeado azul fechado, que deve aparecer à esquerda de sua foto de perfil e nome de exibição, para que você identifique quando está ouvindo em modo anônimo.
.  IDownload | Reprodução 

Infelizmente, não é possível iniciar uma sessão privada do Spotify no navegador. As configurações neste tipo de acesso são extremamente limitadas.

Na configuração privada, qualquer música ou podcast que você ouvir pode não influenciar também nas recomendações que você recebe, como as Descobertas da Semana, por exemplo. Então, fique atento!

Outras opções de privacidade do Spotify

.  TecMundo | Divulgação 

Porém, se ouvir música é extremamente pessoal para você, existem outras configurações de privacidade que podem melhorar a forma como você usa o streaming e pode evitar que o Spotify colete e armazene dados que podem ser utilizados em publicidade ou outras ações.

Acesse as configurações por meio do desktop (opção mais completa de funcionalidades do perfil) e encontre a sessão de Redes Sociais, desativando todas as opções. Busque também a opção de “Privacidade”, que pode bloquear todos os cookies para a instalação do app Spotify para computador. Se quiser aprimorar ainda mais a experiência com dados, dê uma olhada na opção de “Exibição”.

Pronto! Agora você já tem melhores opções para melhorar sua experiência privada no Spotify e, claro, otimizar sua retrospectiva de final de ano, retirando qualquer chance do seu artista mais ouvido ser Mundo Bita ou Peppa Pig.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.