Netflix e Spotify são os streamings campeões de acessos no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Netflix e Spotify são os streamings campeões de acessos no Brasil
Imagem: Shutterstock

Spotify e Netflix são os serviços de streaming mais acessados do Brasil nas categorias de áudio e vídeo, respectivamente. É o que revela um levantamento feito pela empresa de análise de internet Comscore, divulgado nesta segunda-feira (29).

De acordo com o relatório, a plataforma de áudio mais popular entre os brasileiros acumula uma média de 13 horas e 26 minutos de audição por usuário mensalmente. Os dados se referem ao período entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A pesquisa mostra ainda que a categoria de entretenimento “Música” alcançou 77 milhões de usuários únicos, dos quais 54 milhões exclusivamente nos dispositivos móveis. Celulares e tablets também registraram o maior consumo em minutos de faixas musicais, com 33,4 bilhões, contra 22,1 bilhões nos desktops.

O Spotify é o streaming de áudio mais popular entre os brasileiros.O Spotify é o streaming de áudio mais popular entre os brasileiros.Fonte:  GettyImages 

Outros apps de música populares entre os proprietários de dispositivos móveis no país são o Google Play Music, Deezer, Shazam, Motorola FM, Amazon Music e Sua Música. Estas plataformas de áudio também apareceram entre as mais acessadas em fevereiro, atrás do Spotify.

Liderança da Netflix em meio às reclamações

Já em relação ao streaming de vídeo, a Netflix foi o player líder em acessos no mesmo período. Somando as visualizações nos dispositivos móveis e no desktop, a plataforma alcançou uma média de 50 milhões de visitantes únicos por mês, como mostra o relatório.

Ela superou o Globoplay, com 18,1 milhões de usuários únicos, e o Amazon Prime Video, com 14,6 milhões. Casa de sucessos como Wandinha, Stranger Things e Peaky Blinders, a companhia que aparece na primeira posição acumulou 304,6 minutos por visitante, contra 111,4 minutos da segunda colocada e 46,2 minutos da terceira.

A Netflix lidera o segmento de vídeo com folga.A Netflix lidera o segmento de vídeo com folga.Fonte:  GettyImages 

Outra marca de destaque alcançada pela empresa está nos 350 milhões de visualizações de vídeos mensalmente. Vale lembrar que a plataforma tem sido bastante criticada por causa da taxa para o compartilhamento de senhas no Brasil, gerando muita reclamação.

Medida idêntica levou à perda de 1 milhão de assinantes na Espanha no primeiro trimestre deste ano, e pode resultar na diminuição da popularidade da Netflix também por aqui, futuramente, levando em conta as queixas dos usuários.

Interações e perfis de usuários

A pesquisa da Comscore divulgou também as plataformas de streaming campeãs de interações nas redes sociais. Na categoria de vídeo, a Netflix se manteve soberana, com 85 milhões de interações em 2023, mas no áudio o Spotify ficou atrás da Sua Música, serviço gratuito focado em artistas nordestinos, com 1,8 milhão.

Outro dado revelado pelo levantamento é em relação ao perfil dos usuários de streaming de vídeo no Brasil. A Netflix lidera na classe AB, ficando o Prime Video com a maioria dos assinantes nas classes C e DE.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.