IBM apresenta novas ferramentas de IA para acompanhar mercado

1 min de leitura
Imagem de: IBM apresenta novas ferramentas de IA para acompanhar mercado
Imagem: Getty Images/Reprodução

A IBM, uma das gigantes do setor, lançou durante sua conferência anual Think sua nova plataforma de IA, chamada IBM Watsonx. A plataforma oferece diversas ferramentas para construir modelos de IA, além de fornecer acesso a modelos pré-treinados para gerar códigos de computador, textos e muito mais.

Atualmente, os líderes empresariais enfrentam desafios significativos na implementação da IA no ambiente de trabalho. De acordo com uma pesquisa da IBM, 30% dos gestores citam problemas de confiança e transparência como barreiras que os impedem de adotar recursos de IA, enquanto 42% citam preocupações com privacidade — especificamente em torno da IA generativa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para combater esses desafios, a IBM lançou o Watsonx, que oferece aos clientes acesso ao conjunto de ferramentas, infraestrutura e recursos de consultoria necessários para criar modelos próprios de IA ou ajustar e adaptar modelos de IA já disponíveis aos seus próprios dados.

A IBM apresentou novas tecnologias de IA ao público; confira cada uma delas!A IBM apresentou novas tecnologias de IA ao público; confira cada uma delas!Fonte:  GettyImages 

O Watsonx.ai, descrito pela IBM como um "estúdio empresarial para construtores de IA", permite que os usuários possam validar e implantar modelos, bem como monitorá-los após suas implantações. Além disso, a IBM está oferecendo sete modelos pré-treinados para empresas que usam o Watsonx.ai, alguns dos quais são de código aberto. A empresa também se associou à startup de IA Hugging Face para incluir milhares de modelos, conjuntos de dados e bibliotecas desenvolvidos pela companhia.

Junto com o Watsonx.ai, a IBM lançou também o Watsonx.data, um sistema de armazenamento de dados inteligente. O Watsonx.data permite aos usuários acessar dados por meio de um único ponto de entrada enquanto aplicam mecanismos de consulta, governança, automação e integrações com os bancos de dados e ferramentas existentes de uma organização.

Complementando o Watsonx.ai e o Watsonx.data está o Watsonx.governance, um conjunto de ferramentas que fornece mecanismos para proteger a privacidade do cliente, detectar ameaças e desvios de modelo, além de ajudar no cumprimento de padrões éticos pré-estabelecidos.

A IBM espera que a área de IA possa adicionar US$ 16 trilhões à economia global até 2030 e que 30% das tarefas de back-office sejam automatizadas nos próximos cinco anos. A empresa também acredita que a IA pode mudar a forma como as pessoas trabalham, tornando-se uma ferramenta valiosa para os gerentes que utilizam a tecnologia para melhorar a eficiência e produtividade de suas empresas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.