IBM vai congelar 7,8 mil vagas, que podem ser substituídas por IA

1 min de leitura
Imagem de: IBM vai congelar 7,8 mil vagas, que podem ser substituídas por IA
Imagem: Joern Pollex/Getty Images

A IBM revelou nesta semana que vai congelar a contratação de pelo menos 7,8 mil profissionais que ocupam vagas que podem ser substituídas por Inteligência Artificial (IA). A área de recursos humanos está dentre os setores cujas contratações devem ser paralisadas.

Arvind Krishna, CEO da IBM, falou sobre o assunto na última segunda-feira (1º) em entrevista à Bloomberg. De acordo com ele, os funcionários que não lidam diretamente com o cliente são os que devem ser mais afetados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Eu poderia ver facilmente 30% [dos 26 mil trabalhadores que da IBM que não atuam diretamente com clientes] sendo substituídos por IA e automação em um período de cinco anos”, argumentou o presidente.

IBMArvind Krishna, o CEO da IBM, falou sobre a pausa nas contratações por causa das IAs

Não se sabe se a ação já fazia parte deste plano de substituição de humanos por robôs, mas em janeiro deste ano a IBM havia anunciado a demissão de quase 4 mil trabalhadores. O número representava cerca de 1,5% da força de trabalho da empresa.

As demissões vieram a despeito do balanço financeiro do último trimestre de 2022, em que a empresa registrou o maior crescimento anual de receita dos últimos dez anos. A gigante da tecnologia teve uma receita de US$ 60,5 bilhões em 2022.

IA tomando empregos?

O avanço de chatbots conversacionais como o ChatGPT tem estimulado o debate sobre como o mercado de trabalho será afetado. Apesar do receio de diversos profissionais, o fato é que do outro lado há pessoas se beneficiando da capacidade das IAs.

Em entrevista à Vice, um homem disse que conseguiu um segundo emprego depois de usar o ChatGPT para escrever a carta de apresentação e currículo. Ele foi ainda mais além, dizendo que a plataforma contribui – e muito – com o trabalho dele. "O ChatGPT faz cerca de 80% do meu trabalho, para ser honesto", confessou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.