Android 14: primeira versão beta é lançada com funções inéditas

1 min de leitura
Imagem de: Android 14: primeira versão beta é lançada com funções inéditas
Imagem: GettyImages

Nesta quarta-feira (12), o Google disponibilizou a primeira versão beta do Android 14 para o público geral. Como nas prévias para desenvolvedores, o sistema traz várias novidades para navegação, privacidade, desempenho e personalização.

Por exemplo, a navegação por gestos recebeu uma seta para trás com a estética Material You que se ajusta ao tema ou papel de parede do dispositivo. Melhorando a experiência, os usuários poderão ver a tela do app para qual vão retornar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esses detalhes estéticos prometem deixar o uso do Android 14 mais visualmente agradável. Bem como, eles ajudam as pessoas a entenderem a usabilidade do sistema operacional.

Novas setas do Android 14 acompanham a paleta de cores escolhida pelo usuário.Novas setas do Android 14 acompanham a paleta de cores escolhida pelo usuário.Fonte:  Google/The Verge/Reprodução 

Outra adição da versão beta do Android 14 é a nova página de compartilhamento. Agora, o sistema operacional permite que os desenvolvedores adicionem ações personalizadas aos apps na parte superior do menu.

Segundo o Google, comparado com as versões anteriores do Android, a intenção é melhorar a experiência de compartilhamento. Em vez das opções serem mostradas em ordem alfabética, é possível escolher os apps mais usados e colocá-los em destaque.

Anteriormente, os desenvolvedores precisavam criar as próprias páginas de compartilhamento caso desejassem destacar apps específicos. Algo que não permitia que os usuários criassem uma “memória muscular” ao usar a ferramenta.

Nova página de compartilhamento terá ações personalizadas.Nova página de compartilhamento terá ações personalizadas.Fonte:  Google/The Verge/Reprodução 

Mais novidades do Android 14 beta

A primeira versão beta do Android 14 inclui novos recursos gráficos, como efeitos de transição. Além disso, há um suporte aprimorado para preferência de idioma por software.

Para privacidade, o SO restringirá a visibilidade de dados confidenciais para supostos apps de acessibilidade para deficientes. As solicitações serão avaliadas pelo Play Protect e, segundo o Google, as novas proteções visam impedir que pessoas vulneráveis executem ações acidentais, como transferências de dinheiro em apps de bancos.

Os donos de celulares Pixel do Google podem experimentar a versão beta do Android 14 ao baixar o sistema no site para desenvolvedores. Vale citar que, por não ser a versão estável, o software estará suscetível a erros e certos apps podem ser incompatíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.