Confira os melhores recursos e novas funções do Android 14

4 min de leitura
Imagem de: Confira os melhores recursos e novas funções do Android 14
Imagem: Android Developer Blog

O Google já liberou a primeira prévia do Android 14. Conforme o mapa de desenvolvimento, a versão final do sistema operacional está prevista apenas para o meio de 2023, mas algumas novidades já estão disponíveis na versão preliminar para desenvolvedores.

O Android Upside Down Cake traz diversas mudanças em relação às versões atuais. Tanto por isso, elencamos aquelas com potencial para realmente melhorar a experiência do usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Android 14: melhorias e novidades

Essencialmente, muitas das diferenças apresentadas são otimizações de processos, mas isso não diminui sua relevância. Além de melhorias de qualidade de vida, o novo Android 14 também irá contar com funcionalidades inéditas muito bem-vindas.

Bloqueio de aplicativos com APIs obsoletas

Programas maliciosos, geralmente, se valem de versões antigas da Interface de Programação Aplicativo (APIs) para burlar medidas de proteção e privacidade. A partir da nova versão, apps criados em kits de desenvolvimento inferiores à API nível 23 (Android 6.0) não poderão mais ser instalados.

Proteção avançada de memória

Até 2022, os bugs de acesso à memória foram responsáveis pela maioria das vulnerabilidades encontradas em sistemas Android. Com parte do código do Android 13 escrito na linguagem segura RUST, e a proteção de memória da arquitetura Arm v9, esses problemas já começaram a diminuir.

Proteção Avançada de MemóriaProteção Avançada de MemóriaFonte:  XDA Developers | Reprodução 

Contudo, isso só era acessível utilizando privilégios de desenvolvedor, até então, algo nada intuitivo para o usuário padrão. No Android 14, todos os hardwares compatíveis terão essa opção disponível em Segurança e Privacidade, ao acessar o menu de configurações do sistema.

Seleção automática de rede em aparelhos com dois chips

Smartphones com dois chips (Dual-SIM) são cada vez mais comuns, inclusive nos segmentos mais caros. No entanto, muitas vezes ainda ficava a encargo do usuário ativar manualmente quando utilizar cada chip para navegar ou realizar chamadas.

Configurações da seleção automática de cartão SIMConfigurações da seleção automática de cartão SIMFonte:  9to5googl 

No Android 14, será possível autorizar o sistema a escolher quando priorizar cada chip, conforme a qualidade do sinal. Ainda haverá a função de definir quais operações serão permitidas no SIM secundário.

Atualização de certificados root via Google Play Store

Os certificados root são responsáveis por identificar quais aplicativos e endereços de internet são reconhecidos como confiáveis. Por se tratar de um registro sensível, até o Android 13 eles ficavam armazenados exclusivamente em uma região de memória acessível apenas durante updates do Android.

Com isso, processos de inclusão de novos certificados e remoção dos vencidos tinham ciclos muito espaçados, podendo causar instabilidades ou gerar vulnerabilidades. A partir do próximo Android, certificados não vinculados diretamente ao sistema serão alocados em uma região que permite atualização diretamente da Google Play Store.

Possibilidade de clonar aplicativos

Android 14 permitirá clonar aplicativosAndroid 14 permitirá clonar aplicativosFonte:  XDA Developers 

Outra novidade do Android 14 é a possibilidade nativa de clonar aplicativos. Isso irá permitir acessar um app com múltiplas contas Google, sem a necessidade de limpar os dados do aplicativo e realizar um novo login sempre que for preciso alternar o usuário.

Utilizar dispositivo Android como webcam

Uma funcionalidade — ainda sem confirmação oficial — é a possibilidade de utilizar smartphones com Android 14 como webcams nativas. O serviço "DeviceAsWebcam" deve eliminar a necessidade de aplicativos de terceiros, geralmente instáveis e com problemas de latência, para transformar o celular em uma webcam poderosa.

Limitar acesso de aplicativos a galerias de imagens

Quando um aplicativo solicitar permissão para buscar imagens ou vídeos, a nova API do Android irá introduzir uma terceira opção. No lugar de garantir acesso a todas as galerias disponíveis, o usuário poderá especificar exatamente a quais imagens aquele app terá acesso.

Escalonamento não-linear de até 200% para fonte

No campo da acessibilidade, a nova versão do Android irá permitir o escalonamento não-linear da fonte em até 200% para apps compatíveis. A novidade visa aumentar a densidade de pixels, sem comprometer a disposição dos textos na tela, melhorando a nitidez.

Escalonamento não-linear de fontes no Android 14Escalonamento não-linear de fontes no Android 14Fonte:  Android Developer Blog 

Mais funcionalidades devem ser confirmadas em breve

O Android 14 ainda irá receber mais uma prévia de desenvolvedor em março, além de quatro builds beta até o meio do ano, antes do lançamento oficial.

Mapa de atualizações do Android 14Mapa de atualizações do Android 14Fonte:  Android Developer Blog 

Dessa forma, é esperado que outras funções sejam anunciadas nos próximos meses, conforme o Google for divulgando as notas de atualização em seus canais oficiais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.