Tem como saber a localização de uma pessoa pelo WhatsApp?

2 min de leitura
Imagem de: Tem como saber a localização de uma pessoa pelo WhatsApp?
Imagem: GettyImages

É possível saber a localização de uma pessoa pelo WhatsApp realizando ajustes rápidos no aplicativo. Quer saber como? O primeiro passo é que entender que o ato de rastrear a localização de alguém precisa de consentimento, caso contrário, é crime.

Para acompanhar em tempo real a localização de alguém pelo WhatsApp, também são necessários outros requisitos, como: ter acesso à internet durante o período de compartilhamento e sinal do GPS ativado nas configurações do dispositivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja em 5 passos como saber a localização de uma pessoa pelo WhatsApp. Vamos lá?

1) Abra a conversa do WhatsApp

Você pode mandar a sua localização ou receber de alguém em uma conversa particular ou em grupos do app.

2) Toque no "clipe de papel" (Android) ou “+” (iOS)

No dispositivo Android, o ícone "anexo" é representado pela imagem de um clip de papel localizado ao lado do ícone para realizar transações financeiras no WhatsApp.

Já em dispositivo iOS, o ícone fica no lado esquerdo do campo de enviar mensagem de texto.

Tela de celular Android à direita e de Iphone à esquerda.Tela de celular Android à direita e de Iphone à esquerda.Fonte: Captura de tela/Bianca Seabra

3) Vá em “Localização”

Após tocar em "Localização", é possível que o aplicativo exiba um pedido de acesso a sua localização. Toque em "Continuar", ative a opção "Local" em Ajustes/Configurações do aparelho e retorne para a tela do WhatsApp.

Opções de compartilhar localização em celular Android (à direita) e Iphone (à esquerda).Opções de compartilhar localização em celular Android (à direita) e Iphone (à esquerda).Fonte:  Captura de tela/Bianca Seabra 

4) Escolha “Localização em tempo real” ou “Localização atual”

“Localização em tempo real” é ideal para rastrear alguém que está em movimento. Por exemplo, quando se está em um transporte público. Ao escolher essa opção, é preciso selecionar o tempo de compartilhamento da sua posição: 15 minutos, 1 hora ou 8 horas.

Caso toque em “Localização atual”, o aplicativo enviará automaticamente como mensagem na conversa. É melhor opção quando a intenção é compartilhar com seu contato uma posição fixa no Google Maps.

Quarto etapa para enviar localização no WhatsApp (Android à direita, Iphone à esquerda).Quarto etapa para enviar localização no WhatsApp (Android à direita, Iphone à esquerda).Fonte:  Captura de tela/Bianca Seabra 

5) Envie sua localização tocando no ícone "seta"

Antes de enviar sua localização, é possível escrever uma mensagem antes. Se não for necessário, basta selecionar o ícone "enviar" (seta).

WhatsApp em celular Android (à direita) e Iphone (à esquerda).WhatsApp em celular Android (à direita) e Iphone (à esquerda).Fonte:  Captura de tela/Bianca Seabra 

O contato que recebeu a localização por uma imagem do Google Maps deve tocar na mensagem para saber onde está a pessoa que enviou.

Como desativar a função de localização no WhatsApp?

Há dois modos de encerrar o compartilhamento de localização. O primeiro é tocar na opção "Encerrar" (Android) ou "Parar de compartilhar" (Iphone) exibida logo abaixo da mensagem com imagem do Google Maps.

A segunda maneira é apagar a mensagem enviada no WhatsApp com a sua posição em tempo real.

  1. Pressione a mensagem por 2 segundos;
  2. Toque no ícone "lixeira", no canto superior direito;
  3. Selecione “Apagar para todos”.

É possível encerrar o compartilhamento da localização no WhatsApp a qualquer momento.É possível encerrar o compartilhamento da localização no WhatsApp a qualquer momento.Fonte: Captura de tela/Bianca Seabra

Gostou do tutorial de hoje? Então continue no TecMundo e descubra como usar WhatsApp para copiar textos de imagens no iPhone. Aproveite!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.