Steve Jobs: IA baseada no ChatGPT replica a voz do criador da Apple

1 min de leitura
Imagem de: Steve Jobs: IA baseada no ChatGPT replica a voz do criador da Apple
Imagem: Getty Images/Reprodução

Apesar de seu falecimento, em outubro de 2011, em decorrência de um câncer no pâncreas, Steve Jobs segue sendo um dos nomes mais celebrados e cultuados quando o assunto é tecnologia. Um dos fundadores da Apple, o empresário é lembrado por ter revolucionado diferentes mercados e áreas através de suas invenções e produtos, que moldaram toda uma geração de pessoas e que ainda reverberam dentro da sociedade.

Agora, Jobs foi "revivido" através de um chatbot de Inteligência Artificial (IA), que foi treinado para soar como ele e responder perguntas como se fosse o ex-presidente da Apple. O recurso surpreendente foi criado por John H. Meyer e pega carona na febre em torno do ChatGPT, chatbot de IA criado pela empresa OpenAI.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As respostas de "Jobs"

Como Meyer explica em sua publicação, para "recriar" Jobs, ele precisou treinar um chatbot de IA para replicar a voz do empresário e depois o conectou à API do ChatGPT. Posteriormente, ele integrou tudo ao Facebook Messenger para que pudesse conversar com Jobs sobre qualquer coisa.

Em uma das conversas, o internauta pergunta para Jobs o que ele achou da situação envolvendo o site Gizmodo e o vazamento do protótipo do iPhone 4. Em detalhes, o chatbot responde, através da voz de Jobs, que se sentiu muito chateado e frustrado, mas que resolveu tudo de forma legal, como deveria, e que enxergou o problema como um grande aprendizado. Em suma, uma resposta extremamente coerente e que, de fato, parece ter vindo de uma pessoa real.

Ao passo em que o ChatGPT e tecnologias similares avançam, vemos cada vez mais experimentos incríveis sendo realizados por usuários, que exploram as possibilidades geradas pela área de IA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.