Primeiro iPhone foi apresentado há 16 anos por Steve Jobs

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro iPhone foi apresentado há 16 anos por Steve Jobs
Imagem: Mathieu Improvisato/Unsplash

Há 16 anos, poucas eram as pessoas com celulares de teclado QWERTY em mãos. A maioria assistiu a apresentação de revolucionário produto com um aparelho comum, que "só" ligava e mandava SMS. No dia 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs mostrou ao mundo o primeiro iPhone.

A apresentação aconteceu fora da CES daquele ano, na Macworld San Francisco, com a palestra começando com o fundador da Apple convidando o público a "fazer história juntos". Mas, antes de chegar ao iPhone, ele apresentou mudanças nos computadores Mac, dados sobre vendas de músicas e filmes no iTunes e como o iPod era o reprodutor de música mais popular do mundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Só após 24 minutos de apresentação, o então CEO da empresa de Cupertino entrou no assunto que ninguém sabia que estava esperando. Na época, haviam diversos rumores sobre a entrada da Apple no ramo de celulares. "Este é um dia pelo qual espero há dois anos e meio", disse Jobs.

Naquela época, a Apple esperava abocanhar 1% de participação no mercado de celulares, o que significava uma venda de 10 milhões de iPhones no primeiro ano, já que existiam cerca de 1 bilhão de aparelhos por aí. Levou apenas 74 dias para a empresa vender o primeiro milhão dos novos telefones, que só chegou às mãos dos usuários cinco meses depois.

Em 16 anos, quase 40 modelos diferentes do iPhone foram lançados.Em 16 anos, quase 40 modelos diferentes do iPhone foram lançados.Fonte:  James Lewis/Unsplash 

16 anos depois, a Apple ainda luta para chegar à venda do aparelho com iOS (incluindo os iPad e iPod touch) de número 2 bilhões. Sem a pandemia da Covid-19, isso poderia ter acontecido na metade de 2021. A desaceleração nas vendas, porém, atrasou o marco.

O que se sabe é que existem mais de 1 bilhão de dispositivos iOS ativos. Tudo isso depois daquela apresentação de Steve Jobs, que pode ser vista na íntegra e com legendas no YouTube:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.