Novo ChatGPT que poderá 'enxergar' chega na semana que vem, diz Microsoft

1 min de leitura
Imagem de: Novo ChatGPT que poderá 'enxergar' chega na semana que vem, diz Microsoft
Imagem: OpenAI/Reprodução

A versão GPT-4 do modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI será lançada na próxima semana. A informação, comunicada em alemão de forma casual durante o evento “AI in Focus - Digital Kickoff”, foi feita pelo CTO da Microsoft na Alemanha, Andreas Braun, na quinta-feira (9).

O executivo fez a revelação na parte aberta do evento, quando a agência de notícias Heise estava presente. De acordo com a publicação, quatro funcionários da Microsoft estavam apresentando o novo modelo de linguagem ampla acionado por IA GPT (LLM), anunciado como uma força disruptiva para empresas através da nova ferramenta Azure-OpenAI.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora já se falasse no lançamento iminente do ChatGPT-4 com LLM desde o início de fevereiro, o CEO da OpenAI, Sam Altman, não quis revelar os novos poderes da ferramenta em uma entrevista coletiva, dizendo até mesmo que ela “deixaria as pessoas desapontadas”. Mas essa não é a perspectiva da Microsoft.

O GPT-4 será capaz de enxergar

O ChatGPT-4 poderá ver vídeos e imagens na internet.O ChatGPT-4 poderá ver vídeos e imagens na internet.Fonte:  Insira a fonte 

Segundo a Heise, quando Braun falou do lançamento do GPT-4, acrescentou: "nele teremos modelos que oferecerão possibilidade completamente diferentes — por exemplo, vídeos". Modelos multimodais são capazes de obter informações de diferentes tipos de fontes, o que inclui vídeos e imagens que o GPT pode "enxergar" na internet.

Outro ponto de inflexão da multimodalidade, que Braun chamou de "mudança de jogo", é que ela faz a IA compreender a linguagem natural, até agora vista apenas de forma estatística.  Além disso, a tecnologia funcionará em todos os idiomas, ou seja, você pode fazer uma pergunta em alemão e obter a resposta em italiano, por exemplo.

Apesar da retórica efusiva, a parte final do painel não permitiu perguntas do público, o que deixou sem resposta a questão sobre a integração da IA no novo Bing da Microsfot. A consulta poderá ser feita semana que vem, no ChatGPT-4.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.