ChatGPT: China bloqueia acesso à ferramenta de IA

1 min de leitura
Imagem de: ChatGPT: China bloqueia acesso à ferramenta de IA
Imagem: Getty Images/Reprodução

Órgãos reguladores da China bloquearam completamente o acesso ao ChatGPT no país. Ao que tudo indica, empresas, universidades e startups chinesas estariam trabalhando em versões domésticas de bots de inteligência artificial.

A ferramenta da OpenAI tem seus servidores e principais desenvolvedores baseados nos Estados Unidos. Por essa razão, o ChatGPT não é acessível oficialmente na China, mas muitos usuários conseguiam burlar as restrições por meio de VPNs e outros softwares similares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ferramenta de conteúdo propagandista

Segundo relatado por usuários, esses aplicativos e soluções foram completamente removidos de suas contas do WeChat, uma das principais redes sociais chinesas. O mesmo ocorreu com outros softwares que davam acesso ao ChatGPT.

Veículos de imprensa oficiais do governo alegaram que a ferramenta representa risco para a segurança nacional, por servir de plataforma para divulgar "informações falsas". Com isso, a Tencent, dona do WeChat, e outras empresas de tecnologia foram intimadas a cortar o acesso a qualquer tipo de medida viabilizasse o uso do bot de IA estadunidense.

O controle de informação é extremamente presente na China, tanto por isso serviços como Twitter e YouTube também são bloqueados. Para substituí-las, operam as plataformas Weibo, no lugar da rede do passarinho azul, e bilibili servindo como principal rede de vídeos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.