Tiny11 é um Windows 11 mais leve que funciona com 2 GB de RAM

1 min de leitura
Imagem de: Tiny11 é um Windows 11 mais leve que funciona com 2 GB de RAM
Imagem: NTDEV/Reprodução

O Windows 11 é a versão mais atual do sistema operacional da Microsoft que, apesar de oferecer a mesma possibilidade de atualização gratuita como o Windows 10 fez, não tem encontrado a mesma popularidade. É por isso que agora temos o Tiny11, uma versão de terceiros do sistema que promete reduzir o "inchaço" e tira a necessidade do infame TPM 2.0 para segurança.

O Tiny11 é feito pela NTDEV, baseado no Windows 11 Pro 22H2. Trata-se de uma versão modificada do sistema operacional, que principalmente tira a necessidade de hardware com o TPM 2.0 para sua instalação. É este recurso que tem sido o grande impeditivo para muitos sistemas com o Windows 10 fazerem o upgrade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A versão reformulada tem "tudo que você precisa para uma experiência confortável no computador sem o inchaço e bagunça de uma instalação padrão do Windows", declaram seus desenvolvedores. O sistema traz apps como a Calculadora, o Bloco de Notas e o Paint, mas exclui o navegador Microsoft Edge, por exemplo.

Além de remover a necessidade do TPM 2.0, o Tiny11 também reduz os requisitos gerais do sistema. É necessário apenas 2 GB de RAM (contra 4 GB pedidos pelo Windows 11) e 8 GB de espaço livre no armazenamento.

Instale por sua conta e risco

O Tiny11 pode parecer atrativo para quem quer usar o Windows 11, mas ficou de fora das especificações de hardware. É importante salientar, no entanto, que sempre há riscos de segurança na instalação de software de terceiros, ainda mais um sistema operacional completo.

O TPM 2.0 e o Secure Boot têm se mostrado um estorvo na instalação do novo SO da Microsoft, mas não deixam de ser recursos de segurança. Usar uma versão modificada do Windows 11 sem eles pode representar um severo risco para o seu dispositivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.