Digitação por voz do Google Docs chega a mais navegadores

1 min de leitura
Imagem de: Digitação por voz do Google Docs chega a mais navegadores
Imagem: Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O recurso de digitação por voz do Google Docs é o foco principal da atualização mais recente da ferramenta. Começando nesta semana, usuários do serviço poderão usar a digitação por voz em mais opções de navegadores além do Chrome, e a desenvolvedora promete menos erros de entendimento e uma perda menor de palavras.

O Google, entretanto, não falou de maneira precisa quais navegadores receberão suporte para a digitação de voz no Docs. A empresa diz apenas "a maioria dos grandes navegadores" — então esperamos ver o recurso em programas como Edge, Firefox, Opera e Safari, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Digitação por voz no Google Docs ganha melhorias.Digitação por voz no Google Docs ganha melhorias.Fonte:  9to5Google 

Junto com as novidades da digitação direta por voz, a atualização traz ainda melhorias para as legendas automáticas nas apresentações de slides (no Google Slides). O Google Docs ainda deve interpretar falas bem o suficiente para também acrescentar pontuação correta às legendas.

Usando a digitação por voz

A digitação por voz é oferecida desde 2015 no Google Docs, então ficou um bom tempo restrita ao Chrome. Se você quiser usar o recurso — ou testar se ele já chegou ao navegador de sua preferência —, basta tentar acessá-lo na barra de ferramentas de um documento. A opção deve aparecer abaixo de "Traduzir documento".

Ao ativar o recurso, vai aparecer um ícone de microfone numa janela flutuante. Basta clicar no botão para começar a falar o que quer que seja desejado, novamente, para parar. A janela pode ser fechada a qualquer momento para desligar o recurso.

Imagem: Google Workspace
Imagem: Tecmundo Recomenda

Google Workspace

Google Workspace oferece um e-mail personalizado para sua empresa e inclui ferramentas de colaboração como o Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites e muitas outras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.