ChatGPT faz exame de MBA e surpreende faculdade; veja resultado

1 min de leitura
Imagem de: ChatGPT faz exame de MBA e surpreende faculdade; veja resultado
Imagem: Wharton School

O chatbot ChatGPT, baseado em inteligência artificial da OpenAI, pode obter a aprovação no exame final para programas de Master of Business Administration (MBA) com algo rigor acadêmico. Essa é a conclusão de uma pesquisa recente realizada em uma das mais tradicionais faculdades de Administração dos EUA – a Wharton, ligada à Universidade da Pensilvânia.

O responsável pelo estudo é o professor Christian Terwiesch, que realizou a pesquisa investigativa chamada "Chat GPT3 obteria um MBA da Wharton? Uma previsão baseada em seu desempenho no curso de gerenciamento de operações". Nos testes, a IA obteve conceitos entre B- e B no exame, o equivalente a uma nota entre 7 e 8,9.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na avaliação de Terwiesch, além de sua “notável capacidade em automatizar algumas das habilidades de funcionários” graduados em MBA, como analistas, gerente e consultores, o bot realizou um "trabalho incrível em gerenciamento de operações básicas e questões de análise de processos, incluindo aquelas baseadas em estudos de caso".

O ChatGPT poderia criar fraudes não detectáveis?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Os achados do trabalho acadêmico publicado no dia 17 de janeiro – e disponível online no site da faculdade – incendiou ainda mais o debate entre os educadores sobre as possibilidades de esse tipo de tecnologia poder ser utilizado para fraudar trabalhos acadêmicos. Depos do impacto mundial do anúncio do ChatGPT em dezembro, o Departamento de Educação de Nova York decidiu banir a ferramenta em suas instituições de ensino.

Mesmo com resultados impressionantes em seu teste, a versão ChatGPT-3 analisada “às vezes comete erros surpreendentes em cálculos relativamente simples no nível de matemática da 6ª série”, o que o torna ainda mais parecido com um ser humano.

Ainda assim, enfatiza Terwiesch, a aprovação do bot no teste revela “implicações importantes para a educação em escolas de negócios, incluindo a necessidade de políticas de exame, design de currículo com foco na colaboração entre humano e IA", entre outras reformulações urgentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.