Microsoft encerra vendas do Windows 10; saiba o que muda

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft encerra vendas do Windows 10; saiba o que muda
Imagem: Getty Images/Reprodução

Na última terça-feira (31), a Microsoft encerrou a venda do Windows 10 em sua loja oficial. A partir de agora, só é possível adquirir chaves de ativação ou cópias físicas em revendedores autorizados.

Atualmente, ainda é possível encontrar a licença do sistema operacional em varejistas, custando aproximadamente R$ 800 e R$ 1,1 mil para as versões Home e Pro, respectivamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ferramentas de instalação continuarão disponíveis

A empresa, por enquanto, não planeja remover as ferramentas de instalação e criação de mídias. Dessa forma, ainda será possível baixar e instalar o sistema oficialmente, mas a ativação depende do usuário já dispor de uma licença digital.

O download do Windows 10 também continuará disponível por meio da plataforma MSDN (Microsoft Developer Network). Vale reforçar, no entanto, que se trata de um serviço voltado para desenvolvedores.

Microsoft quer expandir base instalada do Windows 11Microsoft quer expandir base instalada do Windows 11Fonte:  Microsoft 

A medida visa expandir a base instalada do Windows 11, barrando novas entradas na versão anterior. Com isso, é possível migrar equipes de desenvolvimento para o sistema atual, mantendo no antecessor apenas o efetivo necessário para patches e suporte.

Suporte será encerrado apenas em 2025

suporte oficial do Windows 10 será encerrado em 14 de outubro de 2025. Até lá, usuários que não realizarem a migração continuarão a receber atualizações.

Suporte do Windows 10 se encerra em 14 de outubro de 2025Suporte do Windows 10 se encerra em 14 de outubro de 2025.Fonte:  Windows Latest 

De maneira geral, o fim das vendas de novas licenças também implica no fim do desenvolvimento ativo para a plataforma. Dessa forma, os futuros patches devem cobrir apenas correções de segurança, sem adição de novas funcionalidades.

Desde a versão 21H2 do Windows 10, novas versões são lançadas anualmente no final do segundo semestre. Apesar de ainda serem esperados três patches grandes, ciclos longos entre atualizações abrem margem para vulnerabilidades, sendo este mais um motivo para adotar o Windows 11.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.