Google quer levar recursos do Android 13 para versões antigas do SO

1 min de leitura
Imagem de: Google quer levar recursos do Android 13 para versões antigas do SO
Imagem: Google/Divulgação

Celulares que rodam versões antigas do Android e já não são atualizados há tempos poderão receber alguns recursos presentes no Android 13. As novidades chegarão por meio da ferramenta “Extension Software Developer Kit” (Extension SDK), que teve a primeira versão pública lançada nesta segunda-feira (9) pelo Google.

Voltada para os desenvolvedores, essa nova funcionalidade permite levar recursos de edições mais recentes do sistema operacional para smartphones mais antigos, disponibilizando-os via apps compatíveis com tais tecnologias. O seletor de fotos do Android 13 é uma delas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a companhia de Mountain View, os SDKs de extensão têm como principal vantagem a não dependência de uma atualização completa do Android para a disponibilização de funções recentes em telefones antigos. As melhorias chegam em updates de “componentes modulares do sistema”.

O seletor de fotos do Android 13 deverá chegar às versões mais antigas do sistema.O seletor de fotos do Android 13 deverá chegar às versões mais antigas do sistema.Fonte:  Google/Divulgação 

Assim, usuários de celulares cujos softwares já não são mais atualizados pelos fabricantes ainda poderão obter algumas novas funcionalidades. O sistema realiza modificações nas APIs usadas pelos desenvolvedores, permitindo a inclusão de códigos para verificar se a versão daquele dispositivo é compatível com o recurso em questão, liberando-o em caso positivo.

Testes com o Sandbox de Privacidade

Além da nova versão do seletor, que facilita o compartilhamento de fotos e vídeos armazenados na galeria do celular e adiciona outras melhorias, os SDKs de extensão devem facilitar a expansão dos testes do Privacy Sandbox em Androids antigos. O mecanismo vai modificar o tratamento dos dados dos usuários para a exibição de anúncios online.

Com a versão beta do Android Privacy Sandbox prestes a ser lançada, usuários de telefones mais antigos provavelmente também poderão testá-lo mesmo sem uma atualização completa do sistema. Segundo o Google, estes e outros recursos deverão ficar disponíveis em telefones com Android 10 e versões posteriores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.