Google testa novo seletor de fotos para o Android 13

1 min de leitura
Imagem de: Google testa novo seletor de fotos para o Android 13
Imagem: Unsplash

O seletor de fotos do Android deve ganhar um novo design em breve, assim que a próxima geração do sistema operacional móvel da Google for lançada. A novidade foi descoberta pelo especialista Mishaal Rahman, que divulgou o visual remodelado em seu perfil no Twitter, na última quinta-feira (7).

A versão atual da ferramenta, acionada ao pesquisar imagens na galeria do celular, pode causar confusão em alguns usuários, ao misturar os arquivos de fotos e vídeos, dificultando encontrar um determinado registro. Mas isso vai mudar com o lançamento do Android 13, que acontecerá ainda em 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o novo seletor de imagens do armazenamento interno, os arquivos de fotos serão separados das demais mídias salvas no telefone, de acordo com Rahman, facilitando a localização rápida deste tipo de imagem. É possível ver a nova interface no tweet abaixo, com os registros separados por tipo em seu próprio álbum.

A mudança está presente na atualização mais recente da versão beta do Android 13, que já vem sendo testada por desenvolvedores há algum tempo. Ela deverá ser habilitada por padrão nos smartphones compatíveis assim que o software for lançado para o público em geral.

Disponível no beta do Android 12

O novo seletor de fotos do Android 13 também pode ser encontrado no Android 12 June Feature Drop (QPR3 Beta 2), versão de testes da geração atual do sistema, na qual são adicionados os próximos recursos do software antes da estreia na versão estável. No entanto, ela não vem habilitada por padrão.

Quem é membro do programa beta do Android 12 pode testar a funcionalidade ativando-a manualmente, nas configurações avançadas do firmware. É necessário executar o comando cmd device_config put storage_native_boot picker_intent_enabled true em um shell ADB, segundo Rahman.

A atualização está disponível para os celulares da linha Pixel compatíveis com o Android 12 QPR3 Beta 2, como as séries Pixel 4, Pixel 5 e Pixel 6.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.