O que é superapp? Entenda como funciona e veja exemplos

3 min de leitura
Imagem de: O que é superapp? Entenda como funciona e veja exemplos
Imagem: Shutterstock

Você sabe o que são superapps? Esse modelo de aplicativo está cada vez mais popular e, por mais que ninguém perceba, está ganhando espaço nos nossos smartphones. O bilionário Elon Musk, por exemplo, já expôs sua vontade de criar um "aplicativo de tudo", definição que combina bastante com o conceito de superapp.

Essa explicação pode ser muito utópica, mas só vemos aumentar o número de opções e funcionalidades trazidas em um único app. É só analisar sua própria biblioteca de aplicativos. Quer saber definitivamente o que é superapp? Entenda como funciona e veja exemplos em mais um guia exclusivo do TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que são superapps?

.  Splyt | Reprodução 

Superapps nada mais são do que aplicativos que reúnem várias funções em um único lugar, permitindo que o usuário resolva mais de um problema ou necessidade de uma vez só, sem precisar trocar de interface para isso.

Neste caso, eles acabam se destacando bastante por serem acessados com alta recorrência e criarem ecossistemas digitais integrados. O objetivo é eliminar a necessidade de baixar uma lista de outros programas para atividades simples ou complexas do dia a dia, fazendo com que o usuário realize todas as atividades em apenas um lugar.

O primeiro app a adotar esse perfil de “super” foi o WeChat, da China. Ele foi criado primeiramente como app de texto e voz no país, mas deu tão certo que acabou passando a ser parte da rotina de milhões de usuários. Além de funcionar de forma similar ao WhatsApp, a plataforma também permite enviar e receber pagamentos, fazer compras online e usar de cupons de desconto, por exemplo.

Então, ao usar um superapp, estamos reduzindo nosso número desnecessário de apps, eliminando o excesso de informações e melhorando a experiência dos serviços, uma vez que as funcionalidades se tornam muito mais simples, rápidas e diretas. Afinal, economizar tempo é o que todos buscamos.

Como funciona um superapp?

Como comentamos, um superapp é todo aplicativo que permite que se faça mais com menos, sempre permitindo aos usuários acesso a múltiplas funções para as quais normalmente teriam que instalar outra aplicação.

Além de tempo, isso economiza espaço nos dispositivos dos usuários, diminui as etapas na hora de confirmar transações, como transferências bancárias, por exemplo, além de ainda adquirir descontos e fazer compras.

.  McGuffincg 

A vantagem é exatamente oferecer tudo em um único lugar, conectando funcionalidades similares e que podem suprir necessidades importantes. Em uma analogia simples, o superapp atuaria como um shopping center, onde várias pessoas se deslocam para resolver mais de uma pendência.

E os superapps estão se espalhando. A popularidade só aumenta com as vantagens e número de funcionalidades. Quanto mais o super app resolver, mais tempo o usuário utiliza e mais potencial ele tem. Hoje em dia, possuir um superapp se tornou muito mais competitivo para as empresas do que os aplicativos convencionais.

Exemplos de superapps

Atualmente, podemos listar uma série de exemplos de superapps brasileiros e outras opções pelo mundo. No nosso país, podemos considerar o Banco Inter, Mercado Pago, iFood e Magalu.

Falando especialmente deste último, hoje não encontramos apenas uma loja de departamentos no celular, mas agora,  muitas outras opções adquiridas pela gigante do varejo, além de um serviço de pagamento único (MagaluPay), um programa de benefícios (Cliente Ouro), cartão de crédito, chip de celular, listas de presentes e outras funcionalidades.

Então, para ser um superapp como citamos, tem que haver um ponto em comum: conseguir ser útil ao usuário em vários níveis diferentes. E com o superapp Magalu não é diferente.

Outro exemplo interessante é o Rappi, que é aplicativo que oferece funcionalidades que vão por outro caminho: programa de delivery não só de comida, mas de supermercados, farmácias e petshops, integrando programa de assinaturas, diferentes possibilidades de entrega, um banco (com cartão de crédito e tudo) e muito mais.

E por último mais não menos importante, nos últimos anos acompanhamos a evolução do WhatsApp como um superapp. Deixou de ser apenas um mensageiro e passou a integrar uma forma de pagamentos, de chamadas e de postagens (com seus “stories” próprios).

Ficou mais fácil de identificar um superapp? Agora você pode escolher um deles quando precisar de ajuda. Será que veremos algum outro surgindo muito em breve? Não deixe de acompanhar as notícias do TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.