Gravador de tela para PC: veja os melhores programas para usar

3 min de leitura
Imagem de: Gravador de tela para PC: veja os melhores programas para usar
Imagem: Shutterstock

Gravar a tela do PC é uma ótima maneira de criar tutoriais de jogos e programas, sendo uma técnica muito utilizada por youtubers para apresentar softwares ao seu público. No entanto, desde o início da pandemia, a demanda pelos gravadores de tela cresceu, dado que profissionais de diversas áreas, como os da área de educação, passaram a gravar a tela de seus computadores para registrarem aulas e reuniões.

Dessa forma, para você ficar por dentro do assunto, listamos os melhores programas para gravar a tela do PC.

Confira!

1. Free Screen Recorder

(Bandicam Company/Reprodução)(Fonte: Bandicam Company/Reprodução)Fonte:  Bandicam Company 

O Free Screen Recorder promete agradar aqueles que buscam um programa simples e eficiente, visto que ele apresenta funções básicas, mas que conseguem atender as necessidades de seus usuários efetivamente.

Além de ser possível capturar a tela e o áudio da máquina, ele permite que seus usuários realizem pequenas edições após finalizar a gravação, como cortar partes que tiveram algum erro de fala e consertar falhas no áudio. O programa é gratuito.

2. Ezvid

(Baixaki/Reprodução)(Fonte: Baixaki/Reprodução)Fonte:  Baixaki 

O Ezvid tem uma grande quantidade de ferramentas disponíveis e oferece uma ótima experiência de uso, como a possibilidade de destacar textos e objetos na tela durante as gravações, sendo uma boa opção para complementar a explicação sobre determinado assunto.

No entanto, o Ezvid delimita o tempo de uso na versão gratuita para 45 minutos, fazendo com que as pessoas que desejarem utilizar o programa por mais tempo tenham que adquirir a versão premium do software ou salvar suas criações com a marca d'água do gravador. Ele só está disponível para Windows.

3. OBS Studio

(OBS Project/Reprodução)(Fonte: OBS Project/Reprodução)Fonte:  OBS Project 

O OBS Studio é o software mais completo desta lista e é indicado principalmente para aqueles que produzem algum tipo de conteúdo para a internet e necessitam realizar algumas edições no arquivo antes de sua disponibilização. Ele conta com uma grande quantidade de ferramentas para essa funcionalidade, como máscara de imagem, filtros de áudio e vídeo, e chromakey.

Ele é totalmente gratuito e pode ser baixado em PCs Windows, Linux e Mac.

4. Apowersoft Screen Recorder

(Baixaki/Reprodução)(Fonte: Baixaki/Reprodução)Fonte:  Baixaki 

O Apowersoft Screen Recorder é um software amplamente conhecido na internet e se assemelha com a opção anterior, entregando funções mais complexas e profissionais. Com ele, é possível optar por gravar partes isoladas da tela, como guias da internet ou programas específicos, aumentando ainda mais a sua privacidade.

Outro diferencial em seu uso está na possibilidade de converter o arquivo em uma série de formatos após a gravação, fazendo com que o usuário não fique refém de sites e outros programas para converter a gravação.

Além disso, o software  ainda permite que seus usuários gravem apenas o áudio de uma das saídas do seu PC, sendo uma ferramenta interessante para aqueles que buscam essa funcionalidade.

O Apowersoft Screen Recorder apresenta interface em português e é disponibilizado de forma gratuita.

5. CamStudio

(Tecmundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  Tecmundo 

O CamStudio é mais uma opção direcionada para aqueles que não demandam um programa com ferramentas complexas e desejam apenas um software que grave a tela. Ele é leve e totalmente gratuito, rodando perfeitamente mesmo em máquinas mais antigas ou com um espaço de armazenamento limitado.

Apesar disso, por ter uma baixa taxa de quadros, o CamStudio não é muito recomendado para aqueles que desejam postar o seu vídeo em alguma plataforma, como o YouTube, uma vez que a qualidade da imagem ofertada por ele está abaixo de outros programas dessa lista, como o OBS Studio e o Apowersoft Screen Recorder.

No entanto, ele é uma excelente alternativa para os usuários mais simples.

6. Movavi Screen Recorder

(Baixaki/Reprodução)(Fonte: Baixaki/Reprodução)Fonte:  Baixaki 

Apesar de ser um software menos robusto, o Movavi Screen Recorder também tem versão em português, sendo uma ótima opção para aqueles que não têm fluência em outro idioma.

Por um período de 7 dias os usuários do programa podem testar suas principais funcionalidades, que incluem a conversão do trabalho em uma grande quantidade de formatos diferentes e a possibilidade de gravar o seu áudio de forma limpa e clara.

Todavia, é importante lembrar que o Movavi Screen Recorder adicionará marca d'água e impor limite de tempo para seus usuários após esse período caso não seja realizada a mudança para o plano premium do programa.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo e não perca nenhuma novidade do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.