Streamlabs x Obs Studio: veja qual é melhor para streamar

3 min de leitura
Imagem de: Streamlabs x Obs Studio: veja qual é melhor para streamar
Imagem: Shutterstock

As gameplays estão se tornando cada vez mais populares, uma vez que elas atraem milhões de jogadores do mundo todo que desejam aprender ou apenas observar outras pessoas jogando os mais diversos tipos de jogo. No entanto, para os streamers, o processo pode ser um pouco complexo, visto que transmitir as partidas ao vivo exige uma máquina de alta performance e um programa que cumpra a tarefa.

Dessa forma, hoje vamos apresentar um comparativo entre dois softwares muito utilizados para essa finalidade: o Streamlabs e o OBS Studio. Assim, apresentaremos os melhores pontos de cada um para ajudar nessa escolha. Confira abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Streamlabs

O Streamlabs se tornou um software extremamente valioso, tendo sido vendido em 2019 por U$S 89 milhões para a empresa Logitech. (Streamlabs/Reprodução)O Streamlabs se tornou um software extremamente valioso, tendo sido vendido em 2019 por U$S 89 milhões para a empresa Logitech. (Streamlabs/Reprodução)Fonte:  Streamlabs

O Streamlabs surgiu em 2014, oferecendo aos usuários a possibilidade de distribuir o seu conteúdo em plataformas como YouTube, Facebook, Twitch e Mixer. Quando lançado, ele tinha apenas uma versão para o Windows, porém, mais tarde, em 2019, foi ampliado para usuários com o sistema operacional da Apple, o MacOS.

O software disponibiliza uma série de ferramentas que se integram às plataformas de distribuição, trazendo aspectos como o chat de comentários dos espectadores para dentro do programa.

A interface dele é fácil de ser entendida, não exigindo grandes conhecimentos sobre tecnologia de quem o utiliza. Um dos grandes pontos positivos nesse quesito é que ele permite que o streamer modifique o layout para outras opções que julgue serem melhores para utilizar na hora de trabalhar.

Dentro do Streamlabs, é possível adicionar temas e aplicações com funcionalidades extras; todavia, elas são pagas e os valores devem ser consultados na loja de aplicativos da plataforma.

Durante os testes realizados pelo TecMundo, a conexão das lives se mantiveram estáveis, apresentando uma boa qualidade final.

Obs Studio

O OBS Studio foi um dos primeiros programas do gênero a ser lançado, sendo utilizado mundialmente por milhões de pessoas. (OBS Studio/Reprodução)O OBS Studio foi um dos primeiros programas do gênero a ser lançado, sendo utilizado mundialmente por milhões de pessoas. (OBS Studio/Reprodução)Fonte:  OBS Studio 

O Open Broadcaster Software (OBS Studio) foi lançado em 2012 pelo OBS Project e continua sendo mantido e atualizado pela empresa. O programa foi um dos primeiros softwares de streamer disponíveis no mercado, fazendo que rapidamente ele se tornasse um sucesso no mundo todo.

Desde que surgiu, tem versões disponíveis para diversos sistemas operacionais, como o Windows, MacOs e Linux, garantindo também que ele fosse amplamente difundido nos últimos anos.

Da mesma forma do que o Streamlabs, o software tem uma interface muito fácil de ser compreendida, fazendo que até mesmo aqueles que estão se arriscando no mundo das lives consigam realizar as configurações necessárias para streamar.

Em relação à customização, há a vantagem de permitir que o usuário apenas clique em uma caixa de configuração, por exemplo, e a arraste-a para qualquer outro lugar da tela desejado.

Apesar disso, o Obs Studio não tem ferramentas que permitem ao streamer visualizar o chat de mensagens provenientes da plataforma de distribuição (YouTube, Facebook, Twitch e Mixer), sendo preciso minimizar a página do programa e abrir o navegador para conseguir conversar com os espectadores sempre que desejar.

Durante os testes, o software também não apresentou nenhum erro, e a qualidade do streaming se manteve alta, com imagens e som sem nenhuma interferência perceptível.

Qual é o melhor programa?

Escolher um programa que se adequa a sua necessidade é importante para que tudo saia como o planejado durante a live. (Shutterstock/Reprodução)Escolher um programa que se adequa a sua necessidade é importante para que tudo saia como o planejado durante a live. (Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

De forma geral, o Streamlabs e o Obs Studio têm desempenhos muito semelhantes, com poucas diferenças que os tornam mais ou menos funcionais. Se, por um lado, o Streamlabs não está disponível para outras plataformas, como o Linux; por outro, o Obs Studio deixa de entregar mais funcionalidades que facilitem o cotidiano do streamer na hora de se comunicar com os seus espectadores.

Dessa forma, para aqueles que têm um computador cujo Linux é o sistema operacional, o Obs Studio é a opção que deve ser utilizada, já que o outro software não contempla esses computadores.

Já para os usuários do Windows e MacOS, o Streamlabs tem funções muito mais interessantes quando comparado ao Obs Studio. Como exemplo, um gamer pode gravar as partidas do jogo ao mesmo tempo que faz a leitura do chat e responde àqueles que estiverem assistindo à live.

Entretanto, apesar disso, a partir dos comentários disponíveis na internet foi possível verificar que muitas pessoas preferem utilizar o Obs Studio por gostar mais do layout ou do funcionamento do software. Dessa forma, a melhor maneira de verificar qual é o programa que se adequa melhor às suas necessidades e à sua máquina é realizando o teste em casa.

Gostou da matéria? Então, deixe seu comentário abaixo e fique ligado(a) para não perder nenhuma novidade do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.