Google cria campanha para pressionar Apple a adotar o padrão RCS

1 min de leitura
Imagem de: Google cria campanha para pressionar Apple a adotar o padrão RCS
Imagem: Unsplash

Google decidiu aumentar a pressão para que a Apple adote o padrão Rich Communication Text (RCS) no iMessage, app de mensagens do iPhone. Na terça-feira (9), a companhia de Mountain View lançou uma página dedicada ao tema, além de ter iniciado uma campanha nas redes sociais.

No site, a gigante das buscas apresenta uma série de argumentos para que a rival mude de ideia, afirmando ser a “hora da Apple corrigir as mensagens de texto”. A empresa se refere aos chats entre iPhones e smartphones Android, que são convertidos em SMS e MMS devido à não compatibilidade do iOS com o protocolo usado por mais de 500 milhões de pessoas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Não é sobre a cor das bolhas. São os vídeos em baixa qualidade, bate-papos em grupo com bugs, sem recibos de leitura e indicadores de digitação, sem mensagens de texto via Wi-Fi e muito mais. Esses problemas existem porque a Apple se recusa a adotar padrões modernos de mensagens de texto quando pessoas com iPhones e telefones Android enviam mensagens uns aos outros”, explicou a big tech.

Ainda de acordo com a Google, a recusa da concorrente em adotar o RCS deixa as mensagens sem a proteção da criptografia de ponta a ponta, causando problemas em relação à privacidade. Dessa forma, tanto os usuários do iOS quanto os do Android ficam com a experiência comprometida, na visão dela.

Campanha nas redes sociais

Os esforços para pressionar a Apple a adotar o RCS no iPhone incluem também uma campanha em plataformas como Twitter e TikTok. A companhia está encorajando os usuários a postarem suas reclamações junto com a hashtag #GetTheMessage.

Na página da iniciativa, são exibidas mensagens de internautas que aderiram à campanha, demonstrando insatisfação em relação à resistência da dona do iPhone, bem como reportagens abordando problemas relacionados ao assunto. Apesar disso, não há qualquer indício de que a Apple mudará de ideia, pelo menos por enquanto.

Para aqueles que se sentirem insatisfeitos com as dificuldades causadas pela falta de suporte ao RCS no iOS, a Google sugeriu o uso de apps como WhatsApp e Signal. Eles permitem se livrar das limitações do SMS e do MMS na troca de mensagens entre celulares Android e iPhones.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.