Sucessor do SMS, padrão RCS já tem 500 milhões de usuários ativos

1 min de leitura
Imagem de: Sucessor do SMS, padrão RCS já tem 500 milhões de usuários ativos
Imagem: Shutterstock

A tecnologia Rich Communication Services (RCS), tida como a sucessora do SMS, é utilizada atualmente por mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, mesmo com a Apple ignorando o recurso. O número foi divulgado pelo Google nesta quarta-feira (11), na abertura da Google I/O 2022.

Segundo a companhia de Mountain View, a quantidade de usuários do novo padrão de mensagens de celular se refere ao número de pessoas que têm a função habilitada no aplicativo Mensagens do Android. Este sistema é suportado por operadoras de diversos países, trazendo melhorias em comparação com as mensagens de texto convencionais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Durante a conferência anual realizada pela gigante das buscas, a empresa aproveitou para dar uma cutucada na rival, que segue resistente em adotar o padrão como substituto do SMS no iPhone. A Maçã tem o seu próprio app para esta finalidade, o iMessage, bastante popular nos Estados Unidos, mas precisa recorrer ao modelo convencional para trocar mensagens com o Android.

Google comemora a marca de 500 milhões de usuários do RCS na Google I/O 2022.Google comemora a marca de 500 milhões de usuários do RCS na Google I/O 2022.Fonte:  9to5Google/Reprodução 

“Esperamos que todos os sistemas operacionais móveis recebam a mensagem e atualizem para o RCS. Portanto, suas mensagens são privadas, independentemente do dispositivo que você está usando”, comentou o porta-voz da Google em uma referência direta à Apple.

Vantagens do RCS

Mais moderno que o SMS, o RCS tem recursos semelhantes aos encontrados nos mensageiros mais populares da atualidade, como WhatsApp, Telegram e Messenger. Ou seja, é possível enviar mensagens de áudio e vídeo, compartilhar arquivos, fotos e adesivos, criar grupos de conversa e muito mais.

O limite de caracteres por mensagens existente no antigo padrão também não é um problema na tecnologia mais recente. Além disso, o Google confirmou que o RCS terá alguns aprimoramentos ainda este ano, como a chegada da criptografia de ponta a ponta nas conversas em grupo, aumentando a segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.