Chefe do Android quer integrar mensagens RCS e iMessage da Apple

1 min de leitura
Imagem de: Chefe do Android quer integrar mensagens RCS e iMessage da Apple
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

A Google está tentando criar uma adoção geral do protocolo RCS (Rich Communications Services) há algum tempo, mas nem todos conhecem a tecnologia. Basicamente, o serviço é uma versão mais completa do SMS, com envio de fotos, vídeos, notas e mais.

A empresa já contabiliza mais de 88 operadoras de telefones que suportam o novo padrão, contudo, os consumidores ainda não podem usá-lo no iPhone. Ou seja, por mais que a operadora use RCS, se um usuário enviar uma mensagem para um smartphone Apple, o dono desse dispositivo não a receberá.

RCS na Apple e iMessage no Android?

Na última semana, o vice-presidente sênior do Android, Hiroshi Lockheimer, deu uma alfinetada na Apple ao publicar no Twitter que está disposto a ajudar aqueles que ainda não tem o recurso RCS - na mensagem, ele estava se referindo a Apple e convidando-a para conversar com a Google sobre a funcionalidade de mensagens.

?? Group chats don't need to break this way. There exists a Really Clear Solution. Here's an open invitation to the folks who can make this right: we are here to help. ???? https://t.co/4P6xfsQyT0

O WhatsApp não é um app muito popular lá nos Estados Unidos e milhões de usuários ainda usam os serviços de SMS ou o iMessage. Porém, um grande problema é que apenas dispositivos Apple podem se comunicar via iMessage, por isso milhares de pessoas requisitam que o app seja lançado também para Android.

O protocolo RCS já está funcionando no Brasil com as principais operadoras, incluindo Claro, Oi, Tim e Vivo.  A tecnologia, que chegou por aqui em 2019, já está disponível nos principais apps de mensagens para Android, incluindo a solução nativa do próprio Google.