One UI 5.0: veja design e novas funções da interface da Samsung

1 min de leitura
Imagem de: One UI 5.0: veja design e novas funções da interface da Samsung
Imagem: 9to5Google/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Cada vez mais próxima de ganhar a sua primeira versão beta pública, a One UI 5.0 teve detalhes vazados na sexta-feira (8). Baseada no Android 13, a próxima geração da interface dos dispositivos Samsung Galaxy trará telas reformuladas, maior velocidade e alguns novos recursos.

De acordo com o 9to5Google, que teve acesso antecipado ao software, uma das mudanças está nas telas de notificações. Elas ganham ícones maiores e uma opacidade de plano de fundo diferente, em comparação com a atual One UI 4.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nova tela de notificações.Nova tela de notificações.Fonte:  9to5Googe/Reprodução 

Outra mudança em relação à versão mais recente da interface aparece no menu pop-up de permissões. Agora, as caixas de diálogo surgem no meio da tela, em vez de usarem a parte inferior, e trazem o mesmo visual padrão adotado no Android.

Novo pop-up de permissões.Novo pop-up de permissões.Fonte:  9to5Google/Reprodução 

A central de segurança e privacidade do dispositivo também terá mudanças na Samsung One UI 5.0, passando a listar todos os recursos relacionados a estas áreas, como as contas de usuário conectadas ao aparelho, opções de bloqueio da tela, proteção de apps e atualizações, entre outros. Já a ferramenta “Sobre o telefone” exibe a imagem do celular.

Detecção de texto em imagens e mais novidades

Previsto para estrear ainda em julho, o primeiro beta público da nova versão da interface da Samsung também adiciona o recurso de reconhecimento de texto em imagens (OCR) no app Galeria e no teclado do celular. Com a novidade, o usuário poderá copiar textos detectados em fotos e compartilhá-los com facilidade.

A função OCR será adicionada à galeria e ao teclado na One UI 5.0.A função OCR será adicionada à galeria e ao teclado na One UI 5.0.Fonte:  9to5Google/Reprodução 

Há ainda duas novas opções de gestos na seção Labs, o de deslizar com dois dedos para multitarefa em tela dividida e o de deslizar a partir do canto para criar uma janela pop-up. As melhorias também estão presentes no app Notas, que permitirá compartilhar os rascunhos com até 100 usuários e visualizar as edições em tempo real.

Apps abertos identificados nas configurações rápidas do smartphone e a alternância ultra-wideband (UWB) na seção "Conexões" do menu "Configurações" são outros atrativos. Vale destacar que mais novidades podem estar presentes assim que o beta da One UI 5.0 for lançado para os testadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.