Após quase 30 anos, Internet Explorer chega ao fim hoje (15)

1 min de leitura
Imagem de: Após quase 30 anos, Internet Explorer chega ao fim hoje (15)
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Como já havia sido anunciado pela Microsoft no ano passado, está chegando ao fim nesta quarta-feira (15) o Internet Explorer (IE), após 27 anos de atividade. A empresa já vinha pedindo para que as organizações que ainda trabalhavam com o navegador abandonassem o browser.

A partir de agora, todas as atualizações para navegadores serão feitas no Edge. Segundo a empresa, o novo navegador é mais rápido, seguro e moderno, além de oferecer compatibilidade com sites e aplicativos mais antigos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Com o Microsoft Edge, oferecemos um caminho para o futuro da web, respeitando o passado. A mudança era necessária, mas não queríamos deixar para trás sites e aplicativos confiáveis e ainda em funcionamento", afirmou a empresa quando decretou o fim do IE no ano passado.

História do navegador

O Internet Explorer foi lançado em 1995 pela Microsoft, junto com o Windows 95. Quando chegou ao mercado, o navegador rivalizou com o Netscape Navigator, que dominava a internet na época.Menos de dez anos depois, o browser se tornou o navegador mais utilizado no mundo, com mais de 90% dos computadores utilizando.

O sucesso do Internet Explorer, que era distribuído junto com o Windows, acabou matando o Netscape, o que serviu de estímulo para um dos maiores processos antitruste da história até hoje. Em 1998, a Microsoft foi processada nos Estados Unidos por tentativa de monopólio.

O domínio do navegador começou a cair após o crescimento de rivais como o Google Chrome e FireFox, que dominaram o setor após 2010. Em 2015, a Microsoft substituiu o Internet Explorer pelo Edge, mas a primeira versão do navegagor acabou não fazendo tanto sucesso.

Atualmente, a Microsoft atua no mercado de navegadores com o novo Edge, que utiliza o mesmo motor do Chrome e está disponível como padrão no Windows 10 e Windows 11, além de ter uma versão mobile. Com o impulso do sistema operacional da marca, o software já conseguiu bater rivais como o Firefox e o Safari. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.