Health Connect: Google e Samsung agora sincronizam dados de saúde

1 min de leitura
Imagem de: Health Connect: Google e Samsung agora sincronizam dados de saúde
Imagem: Shutterstock

A Samsung e o Google anunciaram na semana passada (13) uma parceria para a criação do Health Connect, um conjunto de interfaces de programação de aplicativos (APIs) capaz de sincronizar informações de saúde e fitness entre apps e dispositivos Android, como o Galaxy Watch, em apenas uma plataforma.

No site da empresa sul-coreana, o vice-presidente executivo da Samsung, TaeJong Jay Yang, explica que “o Health Connect suporta mais de 50 tipos de dados, como exercícios e sono, bem como seus sinais vitais, como frequência cardíaca e pressão arterial”. Além disso, a plataforma oferece controles de privacidade centralizados, para que os usuários escolhem os apps com os quais desejam ou não compartilhar seus dados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Google Play/Divulgação.Fonte: Google Play/Divulgação.Fonte:  Google Play 

Como funciona o Health Connect?

O grande diferencial da nova API Health Connect é a disponibilização de um conjunto abrangente de controles para que o usuário consiga gerenciar em uma ferramenta única os seus dados de saúde e bem-estar físico, muitas vezes dispersos entre vários apps. Isso significa que, primeiramente, o usuário adere e então os desenvolvedores compilam os dados pessoais em um hub criptografado em seu dispositivo.

Segundo TaeJong, a Samsung Health irá adotar a solução Health Connect ainda neste ano. O fato de os usuários terem controle total sobre o tipo de dados que irão compartilhar significa que, se mais de um app estiver coletando o mesmo tipo de informação, como contagem de passos, por exemplo, a pessoa poderá escolher qual aplicativo deverá receber essas avaliações.

O Health Connect está atualmente disponível na loja Google Play em uma versão aberta (com acesso antecipado) acessível a todos os desenvolvedores Android que incluem, além da Samsung, o MyFitnessPal, Leap Fitness e Withings. Logicamente, os apps Fit e Fitbit, nativos do Google, também utilizarão o Health Connect no Pixel Watch, anunciado durante a conferência I/O 2022, e que deverá ser lançado até o final deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.