Nova Patch do Windows 11 facilita troca do navegador padrão

1 min de leitura
Imagem de: Nova Patch do Windows 11 facilita troca do navegador padrão
Imagem: Ícones de navegadores

Depois de lançar, no final de março (28), uma atualização para o Windows 11 que devolvia aos usuários a tão desejada opção de definir o navegador padrão com apenas um clique, a Microsoft incluiu a KB5011563, que foi então classificada como “atualização opcional C”, como parte do Patch Tuesday lançado ontem (12). Com isso, as melhorias na redefinição do browser estão disponíveis para todos os usuários.

Para quem não se lembra, entre os facilitadores da versão de lançamento do Windows 11, em outubro do ano passado, havia um dificultador: a forma extremamente complicada de escolher um navegador padrão que não fosse o Microsoft Edge. Para mudar para o Google Chrome, por exemplo, era necessário que os usuários alterassem manualmente a associação em cada uma das extensões de arquivo, como HTML e PDF.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Logicamente, essa manobra provocou a ira do público, já que o Windows 10 permitia a troca de navegador com um único clique, e até rendeu um pedido do CEO do Vivaldi, Jon von Tetzchner, para que a União Europeia interfira no que chamou de “abuso de poder da Microsoft de empurrar o Edge para seus usuários”.

Como é a nova troca de navegador padrão no Windows 11?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Embora tenha se tornado mais fácil, e também mais democrática – pois incluída em uma Patch Tuesday –, a opção de alteração do navegador padrão no Windows 11 com um clique ainda é restrita a algumas extensões de arquivos principais, como HTML, por exemplo, mas não contempla todas as extensões.

Dessa forma, o Microsoft Edge continua sendo o aplicativo padrão para diversos outros arquivos associados à web, como PDF, SHTML, SVG, FTP, entre outros. Ou seja, essas extensões continuam tendo que ser alteradas manualmente, uma por uma, se o usuário quiser mudar sua associação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.