Android TV 13 trará novidades para o modo picture-in-picture

1 min de leitura
Imagem de: Android TV 13 trará novidades para o modo picture-in-picture
Imagem: Shutterstock

Um recurso muito utilizado em dispositivos Android, mas também presente em TVs, o modo Picture-in-Picture (PiP), aquelas janelinhas flutuantes que permitem a reprodução de vídeos sem abandonar a visualização do conteúdo principal, está recebendo um upgrade no Android 13.

Na sexta-feira (15), o editor técnico sênior da empresa Esper, Mishaal Rahman, divulgou em sua conta no Twitter que o Android TV 13 irá trazer um novo tipo de picture-in-picture. A nova função, que está sendo chamada de “PiP expandido”, permitirá que as pessoas consigam abrir janelas mais longas, ou mais largas, do que os atuais tamanhos entre 1:2,39 e 2,39:1.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funciona o picture-in-picture?

O recurso picture-in-picture surgiu inicialmente nas TVs Andoid com a atualização Android 7.0 Nougat, de 2016. A partir do Android 8.0, a funcionalidade, que se limitava a abrir telas de outros canais de TV, se estendeu a todos os outros dispositivos da família Android. A coisa se sofisticou a partir do Android 12, quando as janelas PiP passaram a ser movidas, escondidas para o lado e até redimensionadas, porém respeitando os limites citados.

Atualmente, a proporção padrão de uma janela PiP é 1,777778:1, equivalente ao formato 16:9, para corresponder à maioria dos conteúdos de vídeo existentes. No entanto, desenvolvedores podem personalizar um outro tipo de proporção, desde que se situe entre 1:2,39 a 2,39:1. No entanto, a partir do Android 13, anunciado para 11 de maio, esses limites poderão ser ultrapassados livremente, além de as janelas poderem ser encaixadas lado a lado, segundo o blog da Esper.

É importante lembrar que o Google ainda não divulgou nenhum tipo de documentação ou orientação oficial sobre o novo tipo de PiP expandido para o Android TV 13.  Portanto, teremos que aguardar mais um pouco para usar a novidade.

Imagem: Chromecast com Google TV
Imagem: Tecmundo Recomenda

Chromecast com Google TV

Assista a conteúdos em sua TV com qualidade HDR 4K UHD. O Chromecast com Google TV conta com uma variedade de Apps, pelo sistema Android TV integrado, e Google Assistente que recebe comandos por voz.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.