Google TV e Android TV: entenda a diferença das plataformas

4 min de leitura
Imagem de: Google TV e Android TV: entenda a diferença das plataformas
Imagem: Shutterstock

Antigamente, os aparelhos de televisão serviam apenas para sintonizar os canais abertos e curtir programas dos mais variados estilos ofertados pelas principais emissoras do país. Se você é dessa época, deve se lembrar que, por conta do sinal de transmissão analógico, muitos desses canais eram exibidos com chuviscos na tela e uma certa instabilidade. Mas tudo isso mudou quando a TV Digital finalmente chegou ao Brasil.

E junto com essa mudança, as empresas fabricantes passaram a investir cada vez mais em tecnologias avançadas para oferecer o melhor em termos de qualidade de imagem e som para os consumidores. As Smart TVs não demoraram a se popularizar, trazendo inúmeros benefícios a todos que quisessem usufruir de suas ferramentas avançadas, bem como os dispositivos integrantes que transformavam um aparelho em smart.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Nesse contexto, duas plataformas se popularizaram bastante: a Android TV e a Google TV. Mas se os modelos com sistema operacional Android são desenvolvidos pela Google, porque existem duas nomenclaturas diferentes quando falamos de televisão? No texto abaixo, iremos desvendar esse mistério. Portanto, não perca nenhum detalhe que abordaremos sobre o assunto!

O que é Android TV?

Conforme já citado anteriormente, Android TV faz parte do desenvolvimento para televisores do sistema operacional Android, muito comum em smartphones dos mais variados tipos. Criada pela Google, essa plataforma também está integrada com diversas marcas de TV do mercado, como Sony e Philips. Dentro de seus mecanismos básicos, é possível acessar a loja de aplicativos do Google Play Store e conferir todos os destaques.

A maioria dos serviços de streaming disponíveis no Brasil, como Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, Disney+ e HBO Max, estão disponíveis para download e acesso direto pela televisão, o que facilita em muitos aspectos a vida dos usuários. Aplicativos para jogos digitais, música e notícias também podem ser baixados por essa mesma loja de aplicativos.

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Em linhas gerais, a Android TV conta com conteúdos avançados e ainda integra o Google Assistant como padrão para buscas personalizadas. Dessa forma, se você já está acostumado com o “Ok Google”, utilize seu controle remoto para repetir o processo também na televisão. Entre suas ferramentas, é possível administrar tudo o que você assiste no streaming e deixar tudo organizado por meio do comando de voz.

O que é Google TV?

Embora a Android TV seja realmente eficiente em todos os sentidos, a Google quer sempre as melhores soluções para todos os consumidores. Por esse motivo, a empresa lançou a Google TV, que, de certa maneira, consiste em uma versão mais atual, tecnológica, avançada e dinâmica da Android TV. Entre suas vantagens está o acesso, que pode acontecer também em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, além dos aparelhos de televisão e a versão mais recente do Chromecast.

A maioria dos aplicativos de streaming também estão disponíveis para download, contando acesso facilitado, junto ainda de versões atualizadas e inúmeras novidades. Dessa forma, o Apple TV+, Discovery+ e Star+, por exemplo, não ficam de fora como em outros sistemas operacionais para smart TVs.

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Uma outra vantagem é que a Google TV tem uma interface organizada e intuitiva que pode facilitar questões corriqueiras para seus usuários. Ao acessá-la, é possível visualizar o conteúdo da maioria dos streamings baixados, cuja assinatura já foi conferida, com sugestões inteligentes de programas para assistir. Dessa forma, você não precisará ficar procurando produções em cada um dos serviços, podendo escolher filmes, séries, reality shows e outros programas em um único local.

Conheça outras vantagens da Google TV

Com recursos adicionais interessantes, a Google TV ainda traz uma experiência sincronizada para os usuários. É possível administrar suas ferramentas por meio do seu próprio smartphone, gerando uma lista personalizada de conteúdos para serem assistidos e integrando-os com o Internet Movie Database (IMDb) com o objetivo de conhecer mais informações sobre as obras audiovisuais em questão.

Essa gestão ainda conta com um algoritmo eficaz, que fornece sugestões com base naquilo que você já assistiu anteriormente. Tudo isso sem a necessidade de estar navegando por apenas um serviço de streaming específico, pois a Google TV faz a integração de todas as assinaturas em um único local.

(Google TV/Reprodução)(Google TV/Reprodução)Fonte:  Google TV 

A plataforma também garante que outros recursos adicionais da Google — como Google Fotos, Google Drive, Google Assistant e Google Nest — estejam conectados ao sistema. E você ainda consegue administrar dispositivos domésticos inteligentes dentro do ambiente virtual gerado especificamente para os consumidores. Se você vai assistir a um filme, por exemplo, e quer desligar a luz sem sair do sofá, basta ativar esse mecanismo na interface da plataforma.

Quais dispositivos possuem Google TV?

Além de estar disponível na versão mais recente do Chromecast, o Google TV também está sendo disponibilizado para televisões mais recentes com Android TV. No Brasil, a TCL foi uma das primeiras empresas a implementar a novidade em suas Smart TVs.

A interface do Google também já aparece no país em outros produtos que rodam o Android TV, como é o caso de TV Box licenciadas oficialmente com o sistema de televisões. Algumas das TV Boxes da Xiaomi mais recentes, por exemplo, são compatíveis com o Google TV.

Agora que você já sabe a diferença entre a Android TV e a Google TV, ficou mais fácil entender o funcionamento de cada solução, certo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber tudo sobre essas novidades tecnológicas!

Imagem: Chromecast com Google TV
Imagem: Tecmundo Recomenda

Chromecast com Google TV

Assista a conteúdos em sua TV com qualidade HDR 4K UHD. O Chromecast com Google TV conta com uma variedade de Apps, pelo sistema Android TV integrado, e Google Assistente que recebe comandos por voz.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.