5 ferramentas de segurança do Windows 10

3 min de leitura
Imagem de: 5 ferramentas de segurança do Windows 10
Imagem: Unsplash

O Windows 10, sistema operacional mais utilizado do mundo, possui várias funções para manter o computador seguro, sem a necessidade de instalar programas de terceiros. Com elas, o usuário pode se proteger de vírus e outros tipos de ameaças, gerenciar o acesso de crianças e evitar que pessoas não autorizadas mexam no dispositivo.

Ferramentas de segurança do Windows 10

Muitos destes recursos são ativados por padrão no software da Microsoft, logo na sua instalação, como a verificação em tempo real do Windows Defender. Mas há diversas outras opções que precisam ser acionadas pelo proprietário para entrarem em ação, preservando o sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para ajudar quem ainda não conhece tais funcionalidades, listamos cinco ferramentas de segurança do Windows 10 que podem ter grande utilidade em diferentes situações. Confira!

1. Verificação antivírus com o Windows Defender

Verificação completa com o Windows Defender.Verificação completa com o Windows Defender.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Normalmente, a verificação rápida do programa vem ativada e realiza o seu trabalho rotineiramente, em busca de malwares que podem comprometer a máquina. Porém, o programa oferece mais alternativas de varredura, inclusive uma completa, assim como os antivírus convencionais.

Basta escolher o modo de escaneamento desejado e realizar uma verificação conforme as suas necessidades. É possível selecionar pastas e arquivos para o software examinar, caso você necessite de algo mais específico e rápido, ou iniciar uma verificação completa, mais demorada, em todos os dados do disco rígido.

Clique no escudo do Windows Defender, na bandeja do sistema, para abrir a “Segurança do Windows”. Em seguida, pressione “Proteção contra vírus e ameaças”, vá em “Opções de verificação”, selecione “Verificação completa” e depois “Verificar agora”. Há também a “Verificação personalizada”, para indicar locais específicos no HD.

2. Controle dos pais

Configurando os filtros para gerenciar o acesso das crianças ao PC.Configurando os filtros para gerenciar o acesso das crianças ao PC.Fonte:  André Dias/Reprodução 

O Windows também traz uma função bastante útil para quem deseja controlar o que as crianças fazem no computador. Trata-se do "Controle dos pais", ferramenta que certamente tem sido muito acionada durante a pandemia do novo coronavírus, com os filhos passando mais tempo em casa e usando todos os aparelhos disponíveis.

Com esse recurso, o usuário consegue definir limites para o tempo de uso do dispositivo, restringir o acesso a programas e jogos e determinar os sites liberados para eles visitarem. Também é possível obter relatórios das atividades online dos filhos e até rastreá-los no mapa, caso eles estejam usando um laptop.

Na mesma tela de “Segurança do Windows”, clique em “Opções da família” e depois em “Exibir configurações da família”. A seguir, você poderá configurar o controle parental da forma desejada, escolhendo as funções para ativar e os gadgets que farão parte do grupo familiar.

3. Ponto de restauração do sistema

Criando ponto de restauração.Criando ponto de restauração.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Vai instalar um novo programa ou jogo, fazer alguma alteração nas configurações que pode causar problema? É bom ter um ponto de restauração do Windows por segurança, para evitar maiores dificuldades surgidas durante tarefas como essas.

A restauração do sistema é útil também para se precaver de erros relacionados à atualização do Windows e à ação de malwares (dependendo do caso), além de ajudar a se livrar de softwares difíceis de desinstalar. Com ela, podemos retornar a um estado anterior, quando o computador funcionava corretamente.

Digite “restauração do sistema” na barra de busca da área de trabalho e clique em “Criar ponto de restauração”. Agora, selecione o disco do sistema, pressione “Configurar” e depois “Ativar proteção do sistema”. Se quiser, ajuste o espaço máximo destinado ao recurso, clique em “Aplicar” e em “OK”, para finalizar.

4. Integridade de memória

Acionando a integridade de memória para proteger processos importantes.Acionando a integridade de memória para proteger processos importantes.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

O princípio desta função é criar um local seguro dentro de um pedaço da memória do sistema, dificultando o caminho para que os vírus cheguem até lá. Nesse ambiente preservado, processos de alta segurança do Windows ficam mais protegidos de ameaças externas.

Se você quiser usá-la, clique no menu “Segurança do Windows” e siga o caminho Segurança do dispositivo > Isolamento do núcleo > Detalhes do isolamento do núcleo. Depois, use o botão deslizante em “Integridade da memória” para ativá-la.

5. Bloqueio dinâmico

Bloqueie o PC automaticamente.Bloqueie o PC automaticamente.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Por fim, vale a pena conhecer o bloqueio automático do computador quando você se afasta dele. A ideia é evitar o acesso de terceiros ao PC enquanto estamos distantes da máquina, usando um celular emparelhado via Bluetooth para bloqueá-la.

No menu “Configurações”, vá em Dispositivos > Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo e aperte “Bluetooth”. Escolha o seu telefone na lista e faça o emparelhamento. Volte a “Configurações”, siga para Contas > Opções de login e marque a opção “Permitir que o Windows bloqueie automaticamente seu dispositivo quando você estiver ausente”, em “Bloqueio dinâmico”.

Imagem: Microsoft 365 Personal
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft 365 Personal

Com o Microsoft 365 Personal você acessa o Word, Excel, PowerPoint, além de salvar e compartilhar arquivos pelo OneDrive, com 1 TB de armazenamento em nuvem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.