Windows 11 chegará a mais computadores em 2022

3 min de leitura
Imagem de: Windows 11 chegará a mais computadores em 2022
Imagem: Microsoft/Divulgação

Lançado no início de outubro, o Windows 11 trouxe várias mudanças, como o novo menu Iniciar, que surge centralizado e abandona os blocos dinâmicos. A volta dos widgets, simplificando a visualização de informações em apps sem abri-los, também chama a atenção.

Outro destaque é a incorporação de mais aplicativos nativos ao sistema, entre os quais o Teams, que ganhou popularidade durante a pandemia. Uma Microsoft Store renovada, facilitando o acesso a inúmeros programas, jogos e outros conteúdos, também está presente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Estas e outras novidades deixaram muitas pessoas ansiosas para usar o sistema atualizado. Na data de apresentação, a Microsoft começou a liberar o download, mas nem todos tiveram acesso ao software de imediato.

O Windows 11 já está disponível em alguns computadores.O Windows 11 já está disponível em alguns computadores.Fonte:  Unsplash 

Os primeiros computadores a receber o Windows 11 foram os novos dispositivos de marcas como Dell e Lenovo, que saem de fábrica com a versão pré-instalada. Integrantes do programa de testes da big tech (Windows Insider) também tiveram acesso antecipado ao beta do sistema.

Quando meu computador será atualizado para o Windows 11?

Depois dos computadores novos, a Microsoft começou a disponibilizar a atualização do Windows 11 para os PCs e notebooks com Windows 10. O lançamento do update é dividido em etapas, atendendo às máquinas conforme a elegibilidade do dispositivo para receber a versão estável.

No lançamento, a gigante de Redmond confirmou que todos os aparelhos qualificados devem ser atualizados até meados de 2022. Porém, a empresa não divulgou um cronograma oficial, causando confusão entre os usuários.

A nova versão do Windows foi projetada para jogos.A nova versão do Windows foi projetada para jogos.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

A companhia informou apenas que a data de atualização para o Windows 11 “irá variar por dispositivo”, dependendo da compatibilidade com a nova versão. Outros fatores também serão levados em conta, fazendo com que muitos usuários aguardem alguns meses até chegar a sua vez.

Diante disso, é recomendável verificar a compatibilidade do computador com o Windows 11 e aguardar a disponibilidade da atualização para o seu PC, caso ele seja elegível para o update.

Requisitos mínimos

Antes de atualizar o sistema operacional, você precisa conferir se o seu computador é compatível com a versão lançada recentemente. A fabricante ficou mais exigente em relação a esses detalhes, mas ressaltou que as regras são necessárias para uma maior segurança.

Confira os requisitos mínimos para o Windows 11:

  • Processador: 1 GHz, com dois ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível.
  • Memória RAM: 4 GB.
  • Armazenamento: 64 GB.
  • Firmware do sistema: UEFI, compatível com inicialização segura.
  • Trusted Platform Module (TPM): versão 2.0.
  • Placa gráfica: compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0.
  • Tela: 9 polegadas, com resolução de 720p (HD).
  • Conexão de rede: conectividade com a internet para realizar a configuração do Windows 11 Home Edition e cadastro em uma conta Microsoft.

Há ainda outras exigências, como ter o Windows 10 versão 2004 ou posterior para o upgrade. Além disso, a instalação de determinados aplicativos possui requisitos específicos, levando o usuário a confirmá-los com antecedência.

Vale lembrar que a Microsoft disponibiliza uma ferramenta capaz de verificar se o computador é compatível com Windows 11, o app PC Health Check. Basta instalá-lo e clicar em “Verificar compatibilidade” para que ele execute os testes.

Como atualizar o computador para Windows 11

Seu dispositivo atende aos requisitos? Então, aguarde a hora de atualizar do Windows 10 para o Windows 11, lembrando que o upgrade é gratuito para quem executa a versão anterior com uma licença original.

Quando a nova geração estiver disponível para o seu PC, você receberá uma notificação pelo Windows Update, serviço de atualização oficial da Microsoft. Após o alerta chegar, abra a ferramenta de atualização, nas “Configurações” do sistema, e clique em “Verificar se há atualizações”.

A atualização do Windows 11 será ampliada em 2022.A atualização do Windows 11 será ampliada em 2022.Fonte:  Pixabay 

Em seguida, baixe a nova compilação e siga os passos mostrados na tela para finalizar o processo de migração para a versão mais recente do Windows. Cabe ressaltar que a atualização pode demorar para ser finalizada, além de reiniciar o computador várias vezes — se você tem um notebook, deixe-o conectado à tomada para não ficar sem energia durante o processo.

Outra alternativa é baixar e instalar o Windows 11 pelo site da Microsoft, opção para quem ainda não recebeu a notificação do Windows Update, mas possui um aparelho compatível. Aguardar o alerta é o mais recomendável, porém se você quiser tentar a atualização pela página da Microsoft, confira o passo a passo neste tutorial do TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.