Gerenciador de Arquivos clássico ganha versão para Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Gerenciador de Arquivos clássico ganha versão para Windows 11
Imagem: Unsplash

O clássico gerenciador de arquivos da Microsoft, lançado em 1990, ganhou uma versão remodelada que pode ser instalada no Windows 10 e no Windows 11. Como observa o TechRadar nesta segunda-feira (17), a novidade funciona como alternativa ao Explorador de Arquivos das versões mais recentes do sistema operacional.

Utilizado pela primeira vez no Windows 3.0, o antigo software era a única ferramenta de gerenciamento de arquivos e pastas disponível para o sistema da companhia de Redmond até então. Com ele, o usuário podia adicionar, excluir e renomear, entre outras tarefas, por meio de um ícone na parte superior da tela ou clicando com o botão direito do mouse sobre o item selecionado.

A facilidade de acesso aos recursos, em poucos cliques, é um dos destaques, ao contrário do atual Explorer do Windows 11, que exige a abertura de outros menus para acessar determinadas funções. O programa também chama a atenção pelo layout em árvore, fornecendo uma visão geral mais ampla dos conteúdos armazenados no computador.

O Gerenciador de Arquivos começou a ser abandonado com o lançamento do Windows 95 e saiu de cena em 1999.O Gerenciador de Arquivos começou a ser abandonado com o lançamento do Windows 95 e saiu de cena em 1999.Fonte:  GitHub/Reprodução 

Há ainda diferentes opções de visualização, possibilitando ver mais claramente os arquivos salvos em uma pasta. Outro atrativo é a facilidade de navegação mesmo com várias janelas abertas, todas elas mostradas dentro da tela principal do programa, em vez da abertura de guias separadas.

Onde baixar

A versão atualizada do WinFile foi criada por uma equipe liderada pelo arquiteto do Microsoft Azure Craig Wittenberg, tendo como base o código-fonte disponibilizado em 2018. Além do visual antigo e das funções já conhecidas, ela inclui algumas pequenas melhorias, como uma função de pesquisa renovada.

O download do Gerenciador de Arquivos clássico dos anos 1990 pode ser feito na Microsoft Store e também no GitHub, gratuitamente. O programa roda em PCs com Windows 10 e Windows 11.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.