Microsoft lança novo Bloco de Notas e app Fotos para Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft lança novo Bloco de Notas e app Fotos para Windows 11
Imagem: XDA/Reprodução
Avatar do autor

A Microsoft segue liberando novas versões de aplicativos clássicos do Windows. Depois de lançar o Media Player atualizado, a companhia disponibilizou as atualizações do Bloco de Notas e do app Fotos, que estão sendo recebidas pelos usuários do Windows 11 a partir desta quinta-feira (6).

No caso do Notepad, o editor de textos básico ganhou visual alinhado ao design da nova geração do sistema operacional, com destaque para os cantos arredondados. O suporte ao modo escuro é outro atrativo, garantindo maior conforto visual ao digitar em ambientes escuros.

Considerada a atualização mais significativa do programa nos últimos anos, a versão traz novas formas de localizar e substituir palavras, além do suporte para a função “Desfazer” em vários níveis. Segundo a companhia, a nova versão apresenta pequenos bugs, comuns a uma edição de teste, que serão corrigidos em futuros updates.

O modo escuro é uma das novidades do Bloco de Notas.O modo escuro é uma das novidades do Bloco de Notas.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

O Bloco de Notas atualizado para Windows 11 foi lançado primeiro para os testadores que fazem parte do Canal Dev no programa Insider. Agora, ele chega aos demais inscritos no projeto, com a liberação para o Canal Beta, enquanto a versão estável para o público em geral deve ser oferecida em breve.

Fotos

Já a nova versão do editor de fotos nativo do Windows ganhou uma interface bem diferente, mais intuitiva e com melhor aproveitamento do espaço disponível. A ferramenta de recorte, por exemplo, agora aparece abaixo da imagem, em vez de ser exibida na lateral.

Há ainda controles de corte aprimorados, permitindo escolher a orientação paisagem ou retrato imediatamente, e uma aba exclusiva para a função de desenhar em imagens, simplificando a sua utilização. Novos tipos de filtros para melhorar as fotografias, alterações na guia Ajustes e a exibição de um fundo quadriculado ao editar arquivos em formato PNG são outros destaques.

A interface do Fotos foi bastante modificada.A interface do Fotos foi bastante modificada.Fonte:  XDA/Reprodução 

A atualização do app Fotos do Windows 11 acontece de forma automática e está sendo liberada gradativamente, devendo chegar a todos os usuários da nova versão do sistema operacional nos próximos dias. De acordo com o XDA, as novidades foram liberadas em todas as edições do Windows, não ficando restrita aos participantes do programa Insider.