Windows 11 recebe nova versão de testes repleta de novidades

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 recebe nova versão de testes repleta de novidades
Imagem: Microsoft

Nesta quarta-feira (8), a Microsoft disponibilizou uma nova versão do Windows 11 em seu canal de desenvolvedores, parte do programa Windows InsiderA compilação, de número "22518", apresenta diversas novidades à plataforma, incluindo mudanças visuais, recursos inéditos e correções de erros em vários ambientes do sistema operacional.

Windows 11 ainda mais elegante

Destacando-se no quesito estético, a nova compilação traz as "Coleções Spotlight" para a Área de Trabalho do Windows 11, permitindo que os usuários automatizem a personalização de seus Papéis de Parede. O recurso funciona como sua "contraparte" para a Tela de Bloqueio da plataforma, sendo atualizado diariamente com até cinco imagens de temas variados — além de oferecer informações e curiosidades sobre os assuntos exibidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As Coleções Spotlight, já disponíveis no Windows 10, chegaram para o Windows 11. (Fonte: Pureinfotech / Reprodução)As Coleções Spotlight, já disponíveis no Windows 10, chegaram para o Windows 11. (Fonte: Pureinfotech / Reprodução)Fonte:  Pureinfotech 

Os usuários interessados nos novos visuais podem ativar o recurso através da seção "Tela de fundo", encontrada ao clicar com o botão direito na Área de Trabalho e selecionar a opção "Personalizar". Adiante, basta escolher a respectiva função disponível em "Personalize seu plano de fundo".

Mais destaque para os Widgets

Outra mudança experimental, talvez não muito desejada, é o novo posicionamento do ícone de acesso aos Widgets, que agora são representados por um pequeno resumo da previsão do tempo regional e localizados na parte esquerda da Barra de Tarefas. Anteriormente, o recurso era abrigado ao lado do ícone do Menu Iniciar, com aspecto mais discreto e minimalista.

Nova posição experimental dos Widgets no Windows 11. (Fonte: Microsoft / Reprodução)Nova posição experimental dos Widgets no Windows 11. (Fonte: Microsoft / Reprodução)Fonte:  Microsoft 

Acesso por voz

Embora esteja somente disponível em inglês, até o momento, o recurso inédito "Acesso por voz" promete importantes avanços tratando-se de acessibilidade. A novidade possibilita que os usuários naveguem no Windows 11 utilizando uma extensa série de comandos de voz, que inclui o gerenciamento de aplicativos, a navegação na web, o envio de e-mails e muito mais — confira a lista completa clicando aqui.

Ainda não há previsão de compatibilidade para outras linguagens.

Método de guias por numeração, para o Acesso por voz, no Windows 11. (Fonte: Microsoft / Reprodução)Método de guias por numeração, para o Acesso por voz, no Windows 11. (Fonte: Microsoft / Reprodução)Fonte:  Microsoft 

Disponibilidade e outras mudanças

Além dos novos recursos, a atualização também implementa correções de erros e reconhece uma série de outros problemas reportados por usuários, que podem ser conferidos nesse link. Os interessados nas novidades já podem testá-las através do Canal de Desenvolvedores do Windows Insider ou aguardar sua chegada até as versões mais estáveis do Windows 11 — que não deve tardar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.