Google lança Android 12L Beta 1 para dispositivos de tela grande

1 min de leitura
Imagem de: Google lança Android 12L Beta 1 para dispositivos de tela grande
Imagem: Shutterstock

O Google lançou nesta quarta-feira (8) o primeiro beta do Android 12L, versão do sistema operacional otimizada para dispositivos com telas grandes. Tablets, celulares dobráveis e os Chromebooks são candidatos a utilizar a plataforma, anunciada em outubro.

No Android 12L Beta 1, a companhia de Mountain View adicionou melhorias na funcionalidade e na experiência do usuário, além de correções de bugs e os patches de segurança de dezembro de 2021. Para os desenvolvedores, há novas APIs, ferramentas de compilação atualizadas e imagens do sistema para testes de apps.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma das novidades é o layout de duas colunas, que permite aproveitar melhor o espaço nas telas maiores. Com esse formato, as notificações e as configurações rápidas podem ser exibidas lado a lado, assim como outras telas e informações.

O sistema Android 12L foi criado para telas grandes e celulares dobráveis.O sistema Android 12L foi criado para telas grandes e celulares dobráveis.Fonte:  Google/Divulgação 

A atualização inclui também uma nova barra de tarefas, que possibilita arrastar um aplicativo para o modo de tela dividida e alternar rapidamente entre apps. Outro destaque é o aprimoramento do modo de compatibilidade com melhorias visuais e de estabilidade, trazendo uma nova experiência de letterbox para os usuários.

Desenvolvendo apps para telas grandes

Para facilitar a adaptação dos aplicativos às telas grandes e dobráveis, o Google adicionou novas APIs e ferramentas ao Android 12L. Com elas, os desenvolvedores podem realizar testes mais rápidos para seus programas, aproveitando as vantagens oferecidas pela maior área de trabalho.

As APIs de incorporação de atividades estão entre elas, para tirar proveito da área extra para exibir várias tarefas simultaneamente. Já o Jetpack Compose torna mais fácil o trabalho de alterar a interface do usuário em diferentes tamanhos de tela.

Modo de tela dividida.Modo de tela dividida.Fonte:  Google/Divulgação 

Há ainda uma nova orientação de design, que ajuda a planejar como dimensionar a interface do app em todas as telas, e um emulador redimensionável para quatro dispositivos de referência, entre outros recursos.

Disponível para celulares Pixel

Embora os telefones Pixel não sejam o foco do Android 12L, eles vão receber a atualização para testadores, desde que o proprietário esteja inscrito no programa beta. O sistema também será disponibilizado no tablet Lenovo Tab P12 Pro, que já tinha acesso à versão Developer Preview 1.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.